Home / Prémios & Distinções
Prémio Nacional de Endocrinologia para antiga aluna da UE
Foto: cedida pelo autor
Prémio Nacional de Endocrinologia para antiga aluna da Universidade de Évora

Inês Figueiredo, antiga aluna do curso de Biotecnologia da Universidade de Évora foi uma das investigadoras distinguidas com o Prémio Nacional de Endocrinologia SPEDM/NOVARTIS ONCOLOGY 2012.

O prémio atribuído ao Grupo de Endocrinologia Molecular, da Unidade de Investigação de Patobiologia Molecular (UIPM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG), visa distinguir o melhor trabalho nacional na área da Endocrinologia e foi atribuído ao trabalho: "A desregulação do ciclo celular e as mutações nos genes TP53 e RAS são os eventos mais frequentes nos carcinomas pouco diferenciados e nos carcinomas anaplásicos da tiróide".

A investigação permite confirmar o envolvimento dos genes TP53 e RAS no desenvolvimento dos carcinomas mais agressivos da tiróide e revelou ainda a contribuição de outros genes envolvidos na regulação do ciclo celular e invasão/metastização. Estes genes poderão representar alvos para intervenção terapêutica com impacto no seguimento clínico e sobrevivência destes doentes.

Publicado em 19.02.2013