Home / Prémios & Distinções
Prémio Vergílio Ferreira a José Gil
Foto: João Barnabé
Tributo à Filosofia
Prémio Vergílio Ferreira a José Gil

José Gil recebeu o Prémio Vergílio Ferreira 2012. O Filósofo, professor e ensaísta sentiu-se honrado pela distinção de “prestígio” outorgada pela Universidade de Évora, instituição pela qual nutre “particular afeição”, e por se tratar de uma homenagem à filosofia, uma ciência “ameaçada” e um elemento essencial na obra de Vergílio Ferreira.

Reconhecido nacional e internacionalmente, José Gil alia a produção filosófica e ensaística a uma personalidade e visão polémicas. É um “vulto da cultura portuguesa”, considerado pelo Nouvel Observateur como um dos 25 grandes pensadores do Mundo e foi distinguido pelo júri pelo “contributo singular para uma reflexão profunda sobre a identidade do Portugal contemporâneo”. 

Atribuído pela primeira vez a um “praticante de filosofia”, como José Gil se considera, o prémio é para si uma homenagem à filosofia. “Sinto-me particularmente contente porque não é todos dias que a filosofia, ameaçada como está, ou cujo ensino é ameaçado desde há muitos anos, é posta em destaque e se eu contribui para isso sinto-me muito contente” afirma o pensador.

Para José Gil, o prestígio do prémio, que “celebra a memória de um dos grandes escritores do século XX”, que “gostava tanto de filosofia, um elemento essencial na sua obra”, aliado à relação de afeição que tem com a Universidade de Évora, que conhece há muito tempo e que acha “esteticamente à parte das outras” e onde conhece muitos dos professores que aqui lecionaram, são aspetos que levam o homenageado a sentir-se grato e reconhecido.

Instituído em 1997, o Prémio Vergílio Ferreira foi criado com o objetivo de homenagear o escritor Vergílio Ferreira e premiar o conjunto da obra de escritores portugueses relevantes no âmbito da narrativa e do ensaio. José Gil junta-se a uma galeria que já conta com nomes como Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Aguiar e Silva, Agustina Bessa-Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta e Maria Alzira Seixo, distinguida o ano passado.

Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 02.03.2012