Home / Prémios & Distinções
Gonçalo Ribeiro Telles
Homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

Gonçalo Ribeiro Telles, fundador da licenciatura em Arquitectura Paisagista na Universidade de Évora e seu doutor honoris causa, foi homenageado em Lisboa pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Centro Nacional de Cultura, numa cerimónia que contou com a participação do Reitor da UE, Prof. Carlos Braumann, do antigo Reitor, Prof. Ário Lobo de Azevedo e da Prof.ª Aurora Carapinha, do departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, que destacaram o seu percurso enquanto professor.

Gonçalo Ribeiro Telles foi homenageado enquanto homem, político, professor e visionário e o discurso de abertura ficou a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura e de Emílio Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Gonçalo Ribeiro Telles nasceu em 1922 em Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Agrónoma no Instituto Superior de Agronomia em 1952, tendo concluído nesse mesmo ano o Curso Livre de Arquitectura Paisagista, onde acabaria por fazer carreira, quando em 1953, a trabalhar na Câmara Municipal de Lisboa, projectou vários espaços públicos por toda a cidade. Em paralelo com a carreira de arquitecto, Ribeiro Telles dedicou-se também à vida política, tendo fundado o Partido Popular Monárquico. Foi secretário de Estado do Ambiente, ministro de Estado e da Qualidade de Vida, deputado e vereador da Câmara Municipal de Lisboa e ainda fundador e dirigente do Partido da Terra. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Évora a 1 de Novembro de 1994 e teve como patrono Mário Soares.



Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 07.12.2011