Home / Canais / Academia
Em direcção a uma comunidade ecologicamente sustentável

A biblioteca do Pólo dos Leões da Universidade de Évora acolheu, no passado dia 7 de junho, o 2º hólon do “Fórum Academia de Sofia”, desta vez centrado na apresentação de Ecovillage Community, um projecto do designer Rui Vasques que representa “uma abordagem às catástrofes naturais e humanas do presente, através do Design, para um desenvolvimento sustentável no futuro”.

Foi em jeito de tertúlia e reunidos em volta de uma maquete da “Eco-Village” que, depois da apresentação da proposta, os participantes no evento discutiram questões que estão na ordem do dia como agricultura sustentável, gestão de recursos naturais e modelos futuros de sociedade em comunhão com a Natureza.

Rui Vasques é o autor do projecto “Eco-Village Community – Live with Earth”, trabalho desenvolvido durante o seu percurso académico no IADE e que contribuiu para ter sido, em 2012, o melhor aluno do Instituto. Nele, o designer sintetiza as suas ideias acerca do que será viver numa comunidade sustentável e em harmonia com o meio envolvente. Para chegar à sua “Eco-Village”, investigou e entrou em contato com algumas comunidades ditas alternativas, chegando assim a uma proposta de uma sociedade ecologicamente sustentável, aplicando princípios que foi beber, entre outros, ao Movimento Zeitgeist.

Segundo as palavras do próprio, a proposta desta comunidade utópica representa “um olhar sobre as sociedades dos dias de hoje e de que modo estas se questionam e propõem alterar as suas estruturas”, bem como “um olhar sobre de que forma a ciência, a tecnologia e a consciência humana podem ser aliadas e direcionadas para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente”.

Este evento foi organizado no âmbito do Projecto de Investigação - Acção Academia de Sofia (CIEP-UE 2012-2015) e contou com a coordenação do Grupo de Trabalho de aproximação da Escola de Artes da Universidade de Évora com a Comunidade Envolvente (Despacho EA N.º 06/2013).

Publicado em 13.06.2013