Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A Universidade de Évora e o Banco Santander Totta assinam nesta sexta-feira, dia 19 de Junho, pelas 15h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, um protocolo que estabelece uma parceria através da qual o Banco, como mecenas, passa a apoiar a Universidade na realização de projetos e atividades com vista ao seu desenvolvimento, reforço do seu prestígio e da excelência do seu ensino e da sua investigação.

Publicado em 18.06.2015

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), à semelhança de anos anteriores, continua a defender uma política intersectorial de saúde que tenha como objetivo monitorizar indicadores de impacto, que acautele ou minimize os previsíveis efeitos da crise e que salvaguarde o direito de acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde. Por tais razões, no primeiro ano de ausência de intervenção externa, o acesso do cidadão aos cuidados de saúde, nas suas diferentes componentes, foi o tema central escolhido pelo OPSS para orientar e percorrer a análise realizada à saúde em Portugal. Assim o Relatório de Primavera (RP) começa com uma panorâmica geral do acesso aos cuidados de saúde e prossegue com análises aprofundadas sobre o acesso ao medicamento, aos cuidados de saúde por pessoas dependentes no autocuidado, a cuidados de saúde de qualidade e seguros e aos cuidados de saúde mental.

Publicado em 15.06.2015

O Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) vai ser apresentado numa sessão pública na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 16 junho, às 09h35. Este ano com o tema "Acesso aos cuidados de saúde. Um direito em risco?" o relatório é   disponibilizado para consulta pela Universidade de Évora a partir das 00h00 do mesmo dia, através do UELine.

Publicado em 15.06.2015

A Universidade de Évora aceita candidaturas para constituição de uma base de recrutamento de docentes convidados. Os interessados devem manifestar o seu interesse até 10 de Julho de 2015.

Publicado em 15.06.2015

Decorre no dia 16 de junho no Jardim do Granito do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UE), a partir das 18h30, uma cerimónia de homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UE (FASE-UE). Além do reconhecimento público dos mecenas envolvidos, vai  decorrer ainda a Entrega de Diplomas aos alunos relativos aos anos letivos 2013/14 e 2014/15. A destacar ainda a presença da artista plástica Joana Vasconcelos, a propósito da assinatura de um protocolo com a Fundação Joana Vasconcelos (FJV), que vai permitir a atribuição de bolsas anuais a alunos da Escola de Artes da UE.

Publicado em 15.06.2015
Um site dedicado aos alunos do Ensino Secundário sobre os Exames Nacionais

Começaram os exames de 12º ano que dão acesso ao Ensino Superior e a Universidade de Évora disponibiliza o site "Tens duvidas?" em http://tensduvidas.uevora.pt, no qual os alunos do Ensino Secundário podem obter explicações para as suas dúvidas sobre as matérias das provas específicas.

Publicado em 15.06.2015
Protocolo permite atribuição de Bolsa Joana Vasconcelos a alunos das Licenciaturas em Artes Visuais-Multimédia e em Design da Escola de Artes da UE

Vai ser assinado na próxima terça-feira, dia 16 de junho, às 18h30, na Universidade de Évora (UE), um protocolo entre a academia eborense e a Fundação Joana Vasconcelos (FJV) que visa a atribuição de uma bolsa anual a um estudante da UE. A assinatura vai decorrer no âmbito da Cerimónia de Homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UE (FASE-UE) 2014/15 e de Entrega de Diplomas relativos aos anos letivos de 2013/14 e 2014/15, contando com a presença da Reitora da UE, Ana Costa Freitas, do Diretor da FJV, Ricardo Vasconcelos e da artista plástica Joana Vasconcelos.

Publicado em 12.06.2015

A Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE) levou a cabo, na tarde de sábado, dia 6 de Junho de 2015, na Associação de Moradores do Bairro de Almeirim, uma sessão de preparação para a visita de estudo que, no próximo dia 14 do corrente, vai levar um conjunto de sessenta pessoas a conhecer Campo Maior.

Publicado em 09.06.2015

Tem lugar na Amieira Marina, no próximo sábado, dia 13 de junho, a partir das 18h30, um festival único dedicado ao cruzamento de diversas expressões artísticas, à beira do maior lago artificial da Europa, organizado pela Escola de Artes da Universidade de Évora.

Publicado em 08.06.2015

A cerimónia oficial de abertura do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens, está agenda para amanhã, terça-feira, pelas 21h30, no Auditório da Universidade de Évora. Imediatamente a seguir será projectado o documentário biográfico inédito de Manoel de Oliveira, "Visita ou memórias e confissões", com a presença de familiares do realizador. O FIKE é o primeiro festival de cinema português e o segundo no mundo a exibir o filme.

Publicado em 08.06.2015