Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A Universidade de Évora e a EDP Distribuição-Energia, S. A, assinaram no dia 9 de Julho um protocolo de cooperação para a concepção e implementação de um sistema de armazenamento de energia eléctrica.

Publicado em 10.07.2015

A Universidade de Évora vai oferecer o Curso de Mestrado em Ensino de Informática. Este ciclo de estudos é conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Informática e confere habilitação profissional para a docência em Informática, grupo de recrutamento 550, de acordo com o DL 79/2014. O Mestrado em Ensino de Informática já tem decisão da AE3E e está em processo de registo na DGES. Estão abertas pré-candidaturas, o número de vagas para ingresso são 12 e o número mínimo para funcionar 8. As aulas vão ter início a 14 de Setembro de 2015.

Publicado em 09.07.2015

A APOM – Associação Portuguesa de Museologia, atribuiu o prémio para o melhor projecto de conservação e restauro do ano de 2014, pela obra de restauro do Retábulo e Cadeiral manuelinos da Capela-Mor da Sé do Funchal, a equipa que integra o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 07.07.2015

A Classe de Guitarra conseguiu mais três triunfos no Concurso Internacional Cidade do Fundão 2015

Publicado em 06.07.2015

O Grupo de Astrofísica Computacional da Universidade de Évora, com a colaboração de um  aluno de doutoramento do PDAC (Programa de Doutoramento em Astrofísica Computacional), desenvolveu um software único a nível nacional.

Publicado em 03.07.2015

A Universidade de Évora recebeu, dia 3 de Julho, a Secretária de Estado para a Arte e Cultura da República Democrática de Timor Leste, Dr.ª Maria Isabel Ximenes.

Publicado em 03.07.2015

Miguel Potes, investigador da Universidade de Évora (UE) / Instituto de Ciências da Terra (ICT), acaba de ser distinguido com o prémio de jovem cientista, atribuído anualmente pela Sociedade Europeia de Meteorologia (EMS, na sigla em inglês). O galardão deve-se à publicação do artigo científico “Satellite remote sensing of water turbidity in Alqueva reservoir and implications on lake modelling", escrito em colaboração com os investigadores e professores da UE Rui Salgado e Maria João Costa.

Publicado em 25.06.2015

A Universidade de Évora e o Banco Santander Totta assinam nesta sexta-feira, dia 19 de Junho, pelas 15h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, um protocolo que estabelece uma parceria através da qual o Banco, como mecenas, passa a apoiar a Universidade na realização de projetos e atividades com vista ao seu desenvolvimento, reforço do seu prestígio e da excelência do seu ensino e da sua investigação.

Publicado em 18.06.2015

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), à semelhança de anos anteriores, continua a defender uma política intersectorial de saúde que tenha como objetivo monitorizar indicadores de impacto, que acautele ou minimize os previsíveis efeitos da crise e que salvaguarde o direito de acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde. Por tais razões, no primeiro ano de ausência de intervenção externa, o acesso do cidadão aos cuidados de saúde, nas suas diferentes componentes, foi o tema central escolhido pelo OPSS para orientar e percorrer a análise realizada à saúde em Portugal. Assim o Relatório de Primavera (RP) começa com uma panorâmica geral do acesso aos cuidados de saúde e prossegue com análises aprofundadas sobre o acesso ao medicamento, aos cuidados de saúde por pessoas dependentes no autocuidado, a cuidados de saúde de qualidade e seguros e aos cuidados de saúde mental.

Publicado em 15.06.2015

O Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) vai ser apresentado numa sessão pública na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 16 junho, às 09h35. Este ano com o tema "Acesso aos cuidados de saúde. Um direito em risco?" o relatório é   disponibilizado para consulta pela Universidade de Évora a partir das 00h00 do mesmo dia, através do UELine.

Publicado em 15.06.2015