Academia
Uma equipa de investigadores, liderada por Miguel Araújo, desenvolveu a primeira norma de boas práticas com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de modelos preditivos de distribuição das espécies usadas em avaliações do estado da biodiversidade.
Odete Jubilado, Professora do Departamento de Linguística e Literaturas da Escola de Ciência Sociais da Universidade de Évora foi eleita por unanimidade Presidente da Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC) pelo triénio de 2019-2021.
A Universidade de Évora (UÉ) recebe, pela primeira vez, uma eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) decorreu no dia 3 de janeiro no auditório do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ).
Manuel Ferreira Patrício, Professor catedrático jubilado e antigo Reitor da Universidade de Évora, um dos mais conceituados académicos portugueses nas áreas da pedagogia e da educação entra para a Academia Portuguesa da História.
O Prémio Vergílio Ferreira 2019 atravessou este ano o Atlântico, tendo sido atribuído à escritora Nélida Piñon. Este galardão, instituído em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.
Foi hoje assinado o contrato de adjudicação para construção de uma nova residência universitária para estudantes da Universidade de Évora. A sessão pública decorreu no Colégio do Espírito Santo, ficando a data de 18 de dezembro de 2018 associada ao arranque do processo, com data prevista de conclusão já em setembro do próximo ano.
A Universidade de Évora (UÉ) congratula-se com a justa atribuição do Prémio Pessoa 2018 ao Professor Miguel Bastos Araújo, investigador coordenador convidado da UÉ desde 2009, e um dos cientistas portugueses mais destacados da atualidade.
O projeto “AERIS” pretende promover a inovação empresarial na região transfronteiriça Andaluzia-Alentejo, no sector aeronáutico, impulsionando o uso eficiente das infraestruturas existentes através da colaboração entre clusters aeroespaciais.
Antónia Fialho Conde, Professora do Departamento de História da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (UÉ) e Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) recebeu a Medalha de Mérito Científico, atribuída pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, premiando o trabalho desenvolvido pela professora da UÉ nos campos da investigação histórica e valorização do património cultural.