Home / Canais / Academia
Exposição sobre Manuel Ribeiro na Biblioteca Geral da UE

“Manuel Ribeiro, o trabalho e a cruz” é o título da exposição que inaugura no próximo dia 13 de Setembro na Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Uma mostra que pretende homenagear Manuel Ribeiro, um dos mais prestigiados escritores portugueses do início do século XX, nascido em Albernoa, concelho de Beja.

Poeta, romancista, jornalista, ativista político e também um dos mais destacados militantes anarco-sindicalistas da Primeira República, foi um dos percussores do Neo-realismo e também um dos primeiros escritores a introduzir na literatura a linguagem e as vivências da cultura alentejana.

Nesta exposição divulgam-se documentos inéditos do espólio de Manuel Ribeiro, depositado na Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago.

Este trabalho resulta da colaboração entre Gabriel Rui Silva, investigador do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora, que se tem dedicado ao estudo da obra deste escritor, tendo publicado “Manuel Ribeiro, o romance da fé”, em 2011 e “Rosa Mística e outros poemas”, obra inédita de Manuel Ribeiro, em 2013.

A exposição, patente até 18 de outubro na Biblioteca Geral da Universidade de Évora, conta com a organização da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e Gabriel Rui Silva (CEL – Universidade de Évora).

J. Santana Simas | UELINE

Publicado em 10.09.2013