Home / Canais / Academia
Foto Rui Pedro Godinho: Duarte Nogueira com Beirão (AR)
Raça Lusitana Alter Real nas Olimpíadas 2020

Pela primeira vez na história, Portugal estará representado nas Olimpíadas com uma equipa na modalidade Equestre – Ensino. Duarte Nogueira com Beirão AR, da Coudelaria de Alter, cuja Unidade Clínica é assegurada pela Universidade de Évora (UÉ), integram a equipa apurada para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, no Campeonato da Europa da modalidade, a decorrer em Roterdão até 25 de agosto.

Desde 2016 que a assistência veterinária e controlo reprodutivo do efetivo da Coudelaria de Alter estão a cargo da equipa do Hospital Veterinário da UÉ, na Unidade Clínica da Coudelaria de Alter, criada na sequência de um Protocolo firmado entre a UÉ e a Companhia das Lezírias.

Para além de assegurar o integral e regular funcionamento da Coudelaria, a Unidade presta serviços veterinários especializados aos criadores e médicos veterinários daquela região do Alentejo, envolvendo parte do corpo clínico do Hospital Veterinário e professores do Departamento de Medicina Veterinária da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ. É ainda ao abrigo desta parceria que os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária têm as aulas práticas de equinos em contexto de Coudelaria, aproximando os alunos da realidade própria de uma unidade de produção equina.

Na opinião de Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, “a parceria que mantemos com a Coudelaria de Alter é uma aposta que se afirma cada vez mais como uma mais-valia aos níveis do ensino e investigação e do desenvolvimento deste setor, permitindo à UÉ contribuir para a preservação e o futuro de um património comum, com grande relevância regional, nacional e internacional. É com redobrado orgulho que a Universidade de Évora se associa à comemoração deste momento memorável para a raça Lusitana, para a Dressage Portuguesa e para todos os que trabalham diariamente nesta área: criadores, atletas, técnicos.”

Recorde-se que a Coudelaria de Alter, situada a escassos quilómetros da vila de Alter do Chão, é um dos berços do cavalo Puro-Sangue Lusitano, através da criação da linhagem Alter Real. É ali que são criados os cavalos montados em exclusivo pela Escola Portuguesa de Arte Equestre. Esta Coudelaria, gerida desde 2003 pela Companhia das Lezírias dedica-se também à criação de cavalos Puro-Sangue Lusitano e Árabe e da raça autóctone Sorraia, de ferro Coudelaria Nacional.

Publicado em 21.08.2019