Home / Canais / Academia
UÉ participou no IVº Intercâmbio Gímnico Alentejo-Extremadura

A Universidade de Évora, através do Departamento de Desporto e Saúde e a Universidad de Extremadura, Facultad de Ciencias del Deporte, realizaram conjuntamente no dia 07 de maio de 2019, uma Ação de Promoção da Eurorregião EUROACE – Alentejo–Centro-Extremadura denominada de IVº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2019.

A iniciativa realizou-se pela 4ª vez, em Cáceres e constou de um intercâmbio entre as duas Universidades de Portugal e Espanha, onde foram implicados alunos das duas Universidades. Os objetivos propostos foram superados visando em todo o momento o enriquecimento curricular dos alunos do curso de Ciências do Desporto das Universidades, mas principalmente da Universidade de Évora, que no âmbito da disciplina de Desportos Gímnicos tiveram oportunidade de intercambiar experiências dentro das diferentes disciplinas gímnicas, com professores e colegas de outro país, utilizando materiais e metodologias de ensino de excelência, inexistentes no Alentejo.

Este foi um evento de grande importância para a cooperação Universitária transfronteiriça, que ao mesmo tempo promoveu uma maior abrangência nas competências do profissional de Educação Física, com transferência para a sua futura área de ação (Alentejo). O contexto transfronteiriço foi sempre promotor de intercâmbios linguísticos e culturais, uma vez que as aulas foram lecionadas em conjunto (alunos espanhóis e portugueses em simultâneo), e em línguas diferentes (Português e Espanhol), existindo assim benefícios de aprendizagem mutua.

A visita teve também uma componente cultural pois foi proporcionado aos alunos uma visita ao “Casco” Antigo da Cidade de Cáceres, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1986, e que possui um dos conjuntos da Idade Média e do Renascimento mais completos do Mundo.

Na lecionação das diferentes disciplinas gímnicas estiveram implicados os professores da UÉ, José Parraça e Catarina Gonçalves, por parte da Extremadura Francisco León, Rodolfo Garcia da Escuela Superior de Arte Dramatico de Extremadura e Amparo Jimenez Rubio do Conservatório Profesional de Danza de Cáceres.

O IVº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2019, iniciou-se com a receção da comitiva portuguesa por parte de José Carmelo, Vice Decano da Facultad de Ciencias del Deporte de la Universidad de Extremadura, seguindo-se a visualização de um vídeo de apresentação do centro. Os alunos foram ainda convidados a fazer uma visita guiada às instalações da Faculdade (complexos desportivos, salas de aula, piscinas, arrecadações e laboratórios). Da parte da manhã, decorreram as aulas de ginástica propostas englobando todas as componentes da disciplina gímnica: Ginástica Artística e alguns elementos de circo.

Já da parte da tarde, realizou-se uma visita ao “Casco” Antigo da Cidade de Cáceres, seguindo-se um workshop de teatro de improviso com o Rodolfo Garcia, Professor da Escuela Superior de Arte Dramático de Extremadura, proporcionando também a visualização de uma aula de combate dramático combinado, com a utilização de espadas.

O IVº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2019 terminou com um workshop de Ballet Contemporâneo, da responsabilidade da Amparo Jimenez Rubio, professora no Conservatório Profesional de Danza de Cáceres, onde falou dos possíveis futuros de empregabilidade das bailarinas espanholas.

Publicado em 08.05.2019