Home / Canais / Academia
Foto: JB
Dia da Escola de Ciências Sociais aborda temas da atualidade

A Escola de Ciências Sociais (ECS) comemorou o seu quinto aniversário com um programa virado para as questões que marcam o presente das Ciências Sociais e Humanas.

O Diretor da Escola de Ciências Sociais, Prof. Silvério Rocha e Cunha fez o balanço do tempo que já leva de mandato, referindo que “ainda há muito trabalho por fazer”, salientando também que “a ECS tem capacidades enormes, para além da relevante função social, prestando um serviço público às populações que devem continuar a qualificar-se.”

Silvério Rocha e Cunha disse ser tarefa da Escola e das Ciências Sociais “encontrar problemas e propor soluções, sendo o conhecimento das causas um dever das escolas universitárias.”

O Diretor da ECS destacou ainda o perfil crítico que os estudantes têm que assumir, “mas não devem criticar lá fora, devem julgar cá dentro, intervindo nos órgãos onde podem participar”, disse.

Na sessão de abertura falou ainda o Reitor da Universidade de Évora, Prof. Carlos Braumann que disse “tratar-se de um dia especial para a Escola, mas também para a Universidade.” O Reitor da UE afirmou que “esta Escola é uma Escola em que nos devemos orgulhar, pela sua intervenção na sociedade e na vida da Universidade.”

As comemorações do Dia da Escola de Ciências Sociais prosseguiram com uma conferência intitulada “A questão das Ciências Sociais e Humanas – Algumas considerações intempestivas”, pela Professora Isabel Capela Gil, da Universidade Católica Portuguesa.

Durante a manhã teve ainda lugar o debate “Perspetivar as praxes”, com a participação do Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, de representantes do Conselho de Notáveis, de um representante do Movimento Estudantil Anti-Praxe Académica, de Bruno Morais Cabral, realizador do documentário “Praxis” e da Professora Diana Dias, da Universidade Europeia e do Centro de investigação de Políticas do Ensino Superior.

A comemoração prossegue à tarde com as oficinas dirigidas à comunidade da ECS, “(Des)construindo identidades”, pela Professora Judit Vidiella (UE) e “É e não é”, pela Professora Isabel Bezelga (UE), após as quais se segue o debate “Contributos das Ciências Sociais e Humanas para os desafios da Sociedade Contemporânea”. Momento em que intervêm o Professor Pedro Abrantes, da Universidade Aberta, o Professor Carlos Pimenta, da Universidade do Porto e o Professor Jesús Conill, da Universidade de Valência, com moderação pela Professora Filomena Barros (UE).

O dia termina com a entrega de prémios do Curso de Verão de 2013 e momento musical por alunos da Escola de Artes da UE.

JB | UELINE

Publicado em 12.03.2014