Home / Canais / Academia
Foto: Susana Rodrigues
Seminário “1.0 IVC-UE” alerta para a boa aplicação da identidade visual da UE

O seminário “1.0 IVC-UE” assinalou o início das ações de sensibilização para a correta aplicação da marca UE nos vários objetos comunicacionais da Universidade, no âmbito da implementação da nova Identidade Visual da Universidade de Évora.

“Porquê um novo símbolo? Não tínhamos já um símbolo?” Hermínia Vilar, Vice-Reitora da Universidade de Évora, explicou que “a inexistência de uma identidade gráfica permitiu que ao longo dos tempos fossem adotados logotipos vários, com diversas variações da pomba original dificultando a identificação e a unidade gráfica da instituição.” A Vice-Reitora acrescentou que “a uma imagem de antiguidade temos também de juntar a imagem de uma universidade moderna e é com um elemento mais dinâmico e uniforme que essa imagem se pode refletir” Hermínia Vilar disse ainda que o novo símbolo será usado “na projeção quotidiana da Universidade, não deixando o anterior de constar em documentos oficiais como diplomas.”

Daniel Raposo, designer especialista em identidade visual corporativa, explicou que “quando se trabalha num processo de definição da identidade visual de uma instituição tem de se estar consciente que temos de ser capaz de identificar a instituição, de a diferenciar e de persuadir, de maneira a tentar agir sobre as perceções dos seus públicos, sendo por isso importante selecionar os elementos gráficos que melhor expressam quem somos e como queremos ser vistos por terceiros”.

O designer apresentou ainda o projeto de implementação da identidade visual corporativa da Universidade do Minho e do Politécnico de Castelo Branco, projeto do qual é coautor.

A designer Patrícia Patão, antiga aluna da licenciatura em Design da UE, autora da nova identidade visual da academia eborense fez a apresentação técnica do manual de normas gráficas e pediu para que este fosse respeitado ao máximo, “de maneira a dotar a instituição de uma imagem homogénea e uniforme.

A autora do projeto disse ainda que “foram preservados os valores históricos do logotipo, mas que a pomba ascendeu relativamente ao meio envolvente, criando-se com este grafismo mais dinamismo.”

As Unidades responsáveis pela aplicação da Identidade Visual Corporativa são o Gabinete de Comunicação, Imagem e Protocolo com o apoio do Departamento de Artes Visuais e Design, do Grupo Disciplinar de Marketing do Departamento de Gestão e os Serviços de Informática.

JB | UELINE

Publicado em 06.03.2014