Home / Canais / Academia
Foto: cedida pelo autor
Lançamento de Livro sobre Projecto Piloto de Cinema e Multiculturalidade no Alentejo

Decorreu no passado dia 18 de Dezembro de 2013, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, em modo de “Sessão Vivencial”, o lançamento do livro “Matines Cinéfilas – Um Projecto Piloto de Vivências de Cinema e Multiculturalidade no Alentejo – Diário de Bordo” dos Co-Criadores Paula Soares e Pananyiotis Sarantopoulos, editado pelo CIEP-UE – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

O "Projecto Piloto Matinés Cinéfilas" desenvolveu-se activamente ao longo de 3 anos entre Março de 2007 e Abril de 2010 através de uma parceria de Extensão Universitária entre o CIEP-UE - Linha de Investigação B3: “Arte, Educação e Comunidade” e o CCR - Centro Cultural do Redondo.

Realizaram-se 28 sessões de ‘Matinés Cinéfilas’ com uma duração média de 4-5 horas, mensalmente, aos Domingos à tarde, no Auditório do Centro Cultural do Redondo, integralmente em Regime de Voluntariado.

Todas as sessões realizaram-se no Auditório do Centro Cultural do Redondo seguidas por Tertúlias Temáticas e Vivenciais em espaços que constituem e envolvem a Comunidade do Redondo, nomeadamente, o restaurante Chá de Luar, a
Enoteca, o Museu do Barro, a Ludoteca, o Eco-Museu e o Convento de São Paulo na Serra de Ossa.

O "Projecto Piloto Matinés Cinéfilas" teve por objectivo divulgar e promover a temática de ‘Cinema & Multiculturalidade no Alentejo‘ e com isso contribuir para a Educação para a Paz e Tolerância Cultural no Planeta através da divulgação de recursos de Cultura Visual (Cinema) e de Vivências Culturais como Tertúlias, Sessões de Poesia do Mundo, Danças do Mundo, Cozinhas do Mundo, Músicas do Mundo e Artes do Mundo.

O livro agora editado, com teor de "Diário de Bordo", constitui-se como uma compilação de artigos científicos, poemas, recortes, testemunhos e imagens que sintetizam o trabalho desenvolvido ao longo da execução deste Projecto Piloto. Destaca-se o impacto cultural que o "Projecto Matines Cinéfilas" teve na sua actuação junto das Comunidades que envolvem o Redondo, cativando públicos cinéfilos de vários quadrantes sociais, académicos e geracionais.

A apresentação vivencial deste livro em Évora no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, teve como propósito a acentuação da Extensão Universitária como metodologia prioritária a ampliar, bem como a expansão do teor deste Projecto às Comunidades de Évora e do Alentejo.

Ao invés de uma "tradicional apresentação de livro" a partir de uma "mesa formal", surgiu, no seguimento deste Projecto Piloto, uma Sessão Vivencial de Teor Performativo inspirada no filme “Um Toque de Canela” de Tassos Boulmetis, bem como na respectiva banda sonora da Compositora Evanthia Reboutsika.

Margarida Morgado, Anciã e Poetisa da Cidade de Évora, incorporou Héstia, a Deusa do Fogo do Lar, apresentando Poemas sobre Vivências nas Matines Cinéfilas, desde o "Berço de Pedra" na Serra da Estrela à "Ítaca" de Constatinos Kavafis. André Russo, Bailarino coreografou e dançou momentos da banda sonora de Evanthia Reboutsika.

Raquel Soares incorporou a Trovadora que acompanhou à guitarra a Poesia de Héstia, bem como o momento Onírico de Malabarismo com elementos florescentes.

A Viagem Performativa continuou com a Presença de Jorge Ponce que incorporou um Contador de Histórias inspirado no Ulisses de Homero, que nos trouxe memórias de Tempos Ancentrais convidando a Viagens aos Continentes do Interior do Ser.

Concluída a Viagem Performativa, seguiram-se Momentos de Partilha envolvendo todos os Participantes bem como toda a equipa das Matines Cinéfilas. Uma Sessão aberta e pró-activa que fomentou a participação e colaboração vivencial de todos os presentes, estimulando desse modo a introdução de novas formas de partilhar e vivenciar cultura e fomentar cidadania participativa no Alentejo.

Paula Soares | Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora

Publicado em 02.01.2014