Home / Canais / Academia
Foto: cedida pelo autor
IIFA organiza o I Encontro Ibérico de Escolas Doutorais

Com o objetivo de trocar experiências, boas práticas, desafios,  oportunidades e perspetivas futuras ao nível do funcionamento da formação avançada, 3.º ciclo e investigação, o Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA), a Escola Doutoral da Universidade de Évora organizou no passado dia 11 de dezembro, o I Encontro Ibérico de Escolas Doutorais.

Estiveram presentes Diretores de Escolas Doutorais e Vice-Reitores ou representantes com pelouro de Investigação e Cooperação, de 10 instituições de Ensino Superior Portugal/Espanha.

Foram temas de debate:

  • Boas Práticas no caminho para a excelência
  • Cooperação (Formação Avançada/Investigação)
  • Oportunidades/Financiamentos
  • Estabelecimento da Rede de Escolas Doutorais

O estabelecimento organizacional de Escolas Doutorais nas Universidades de Portugal/Espanha tem sido notório nos últimos anos. A sua importância assume no Ensino Superior uma prioridade relevante,  cuja missão principal se enquadra na promoção da formação avançada e investigação de excelência.

Foi acordado informalmente, a cooperação futura entre as Escolas Doutorais participantes, cujo objetivo é a constituição de uma “Rede Ibérica de Escolas Doutorais”. Com o estabelecimento desta Rede, que se procura alargar a todas as demais Universidades e Escolas, pretende-se marcar uma posição mais forte na definição de uma política de qualidade estratégica ao nível da formação avançada e investigação de excelência.

Publicado em 13.12.2013