Home / Canais / Academia
Foto: cedida pelo autor
Três equipas da UE na Final do Global Management Challenge

No passado dia 28 de novembro foi disputada a final do Global Management Challenge, a maior competição internacional de estratégia e gestão, envolvendo equipas oriundas de mais de 30 países. As equipas de Gestão da Universidade de Évora obtiveram um resultado surpreendente, nunca antes ocorrido para uma instituição de ensino superior: 3 equipas apuradas para a Final, num total de 448 equipas participantes.

Na classificação final, onde a vencedora foi uma equipa de quadros da EDP, as participações da Universidade de Évora obtiveram o 5.º, 7.º e 8.º lugares, sendo de destacar que o 5.º lugar representa a melhor posição das quatro equipas que nunca tinham participado numa final do jogo da gestão. Todas as outras quatro eram já experientes na competição final.

Se chegar à Final Nacional foi o culminar de uma estrutura e estratégia de gestão das equipas e de concretização com êxito de todas as etapas da competição, fazê-lo com 3 equipas foi um feito ímpar que prestigia o Departamento de Gestão, a Escola e a instituição Universidade de Évora, várias vezes mencionada na cerimónia de encerramento desta iniciativa. Cerimónia onde, para além dos elementos das equipas, participaram os professores Cesaltina Pires, Maria Raquel Lucas e Rui Quaresma. O sucesso e resultado alcançados foram também identificados como fatores indutores de uma melhoria qualitativa da visibilidade e notoriedade da Gestão da Universidade de Évora no universo da gestão em Portugal.

De evidenciar que esta foi uma experiência de preparação com sucesso dos alunos da UE para o contexto dos negócios na vida real, para a análise e estratégia aplicada ao seu máximo resultado e para a perceção abrangente e global da empresa. A referir ainda os contactos estabelecidos com empresas e, em consequência, a maior e desejada aproximação e preparação para a futura vida laboral.

Contudo, esta experiência não teria sido possível sem a utilização, no ensino, das metodologias de desenvolvimento de competências altamente inovadoras, baseadas na dinâmica das simulações empresariais do instrumento vulgarmente designado de Jogo da Gestão, cuja aquisição surge do apoio financeiro da Escola de Ciências Sociais. Também foi possível pelo empenho, acompanhamento e trabalho da Profª Cesaltina Pires na sua utilização.

O GMC é a uma competição internacional de Estratégia e Gestão, que teve origem em Portugal em 1980 e consiste numa simulação empresarial em que cada equipa gere uma Empresa com o objetivo de obter o melhor desempenho do Investimento.

A competição é organizada pela SDG - Simuladores e Modelos de Gestão e pelo Jornal EXPRESSO, encontrando-se na 34.ª edição.

Com mais de 30 anos, o GMC está atualmente presente em mais de 30 países, tendo envolvido desde o seu início mais de 500 mil quadros de empresas e estudantes universitários.

Resultados

1.º EDP/GMLP - equipa de quadros que representa a EDP
2.º ZON OPORTO – equipa de quadros que representa a ZON OPTIMUS
3.º ALUMNIGMC/TLBMEL - equipa de quadros que representa a Rede AlumniGMC (antigos participantes)
4.º ISTMC-EDP/NÃO_DIGO - equipa de estudantes que representa a EDP
5.º UNIV. ÉVORA/EQUIPA LEAN – equipa de estudantes que representa a Universidade de Évora
6.º PT-CORETEAM – equipa de quadros que representa a Portugal Telecom
7.º UNIV. ÉVORA/ALFA – equipa de estudantes que representa a Universidade de Évora
8.º EURONEXT/5G UNIV. ÉVORA - equipa de estudantes que representa a NYSE Euronext

Publicado em 03.12.2013