Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.
OPINIÃO

Por Maria de Fátima Nunes *

Vivemos em quarentena. Fechados. O virtual tomou conta dos nossos quotidianos. Tempo de vazios que nos obrigam a pensar, inquietar e perceber como a condição humana é global! E com tantos traços de permanência de tempo longo, muito longo.

De um tempo de 100 anos.

Publicado em 30.03.2020

A Universidade de Évora (UÉ) colocou à disposição da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) um extrator de DNA, equipamento essencial ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) na realização de testes à COVID-19.

Publicado em 27.03.2020

Seis equipas da Universidade de Évora (UÉ), foram selecionadas para a final nacional do concurso Start Up Programme, promovido pela Junior Achievement Portugal, que se realizou-se no dia 25 de março. Uma delas recebeu o prémio “Comunicação” por ter sido a melhor a comunicar a sua ideia.

Publicado em 27.03.2020
COVID-19

A pensar no bem-estar da comunidade académica a Universidade de Évora (UÉ) criou uma Linha de Apoio Psicológico destinada a promover a adoção de estratégias para lidar com o isolamento e com o stress causado pelo surto de COVID-19, com atendimento assegurado através de várias plataformas on-line.

Publicado em 26.03.2020
OPINIÃO

Por Marco Martins*

O mundo vive hoje um tempo conturbado onde a incerteza continua a perspetivar-se como a única certeza, citando Jonathan Swift e Edgar Morin. De facto, todos os conflitos internacionais que se encontram ainda em curso, dos quais registamos a Síria, parecem ter obtido um tempo de pausa para dar lugar a uma pandemia à escala global, denominada de COVID-19, cujo epicentro se localizara na cidade de Wuhan, na Província de Hubei, atingindo para o efeito mais de 180 países e cujas mortes e infetados crescem exponencialmente a um ritmo frenético causando a generalização do medo e gerando simultaneamente a nossa capacidade de sobrevivência que se encontrava adormecida ou anestesiada pela força da razão de um viver existencial tendo por base o tempo imediato dos acontecimentos na nossa esfera armilar, entre realidades e virtualidades cibernéticas.

Publicado em 26.03.2020

SNS24 Scout é a designação do novo sistema que está a ser desenvolvido, desde janeiro deste ano, por uma equipa de investigação da Universidade de Évora (UÉ) e que se espera vir a ter um impacto bastante significativo no serviço prestado aos cidadãos, permitindo uma melhor e mais rápida interação com a Linha SNS 24. O resultado esperado é uma diminuição de, pelo menos, 5% no tempo de cada chamada telefónica e um aumento estimado de 50.000 chamadas telefónicas atendidas durante um ano pela Linha SNS24.

Publicado em 25.03.2020

A Universidade de Évora (UÉ) colocou à disposição da Administração Regional de Saúde do Alentejo, um termociclador PCR, equipamento essencial ao diagnóstico da doença Covid-19, identificou também um ventilador que poderá ser cedido se necessário, tendo doado, ainda, materiais de proteção tais como luvas, máscaras cirúrgicas e batas armazenadas na Escola Superior de Enfermagem, no Hospital Veterinário, no laboratório de Biologia da ECT e nos Laboratórios de Virologia Vegetal e Micologia do MED.

Publicado em 22.03.2020

A Universidade de Évora (UÉ) acolhe de 26 a 28 de novembro o XXV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), no ano em que esta Sociedade que tem por objetivo promover, cultivar e desenvolver, em Portugal, o estudo da Estatística, suas aplicações e ciências afins, comemora quarenta anos de atividade.

Publicado em 18.03.2020

O IPMA tem, a partir do dia 12 março 2020, um novo captador polínico integrado na Rede de Monitorização de Pólen em Portugal, operada pelo Instituto de Ciências da Terra e da Atmosfera, por investigadores da Universidade de Évora, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico da Guarda.

Publicado em 18.03.2020

Uma das primeiras medidas tomadas pela Universidade de Évora (UÉ) no âmbito do Plano de Contingência de COVID-19 foi a suspensão das mobilidades ingoing e outgoing, para estudantes, docentes e não–docentes.

Publicado em 17.03.2020