21 Outubro 2014
Página inicial / Canais / Opinião

Opinião

Canal de artigos de opinião.

Há já algum tempo que José andava adoentado. A sua avançada idade já não lhe permitia a agilidade de outrora, mas com o tempo José havia-se habituado. Com o tempo todos nós nos habituamos a mudar. Contudo, a situação agora era outra. José sentia-se mais cansado que o habitual, tudo lhe custava mais que o habitual. Apesar de tudo isso, foi com surpresa que a Família recebeu a notícia da morte de José por Acidente Cardio Vascular (AVC).

Publicado em 30.04.2013

Apesar do título provocativo, tenho absoluta consciência de que o tema da investigação é um dos mais importantes da vida de uma instituição universitária. Nem de outra forma poderia ser. Contudo gostaria de deixar aqui algumas reflexões:

Publicado em 29.04.2013

A Universidade de Évora, propôs ao INALENTEJO e viu aprovados no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN), e no âmbito do Sistema de Apoio a infraestruturas Científicas e Tecnológicas (SRTT) 14 importantes projetos de investimento em várias áreas de especialidade onde ao longo dos anos foi capaz de desenvolver competências científicas e tecnológicas específicas.

Publicado em 24.01.2013

A Universidade de Évora está presente no mundo através do seu Ensino a Distância (elearning), empenhando-se na construção de uma sociedade do conhecimento, promovendo desenvolvimento profissional, pessoal e ambiental. A formação avançada, a formação contínua, a formação ao longo da vida e a divulgação representam os eixos principais de desenvolvimento do plano estratégico para o Ensino a Distância. A oferta formativa, em contínuo crescimento, tem em conta os problemas contemporâneos e o desenvolvimento tecnológico.

Publicado em 16.11.2012

A Universidade de Évora viu recentemente aprovado pela agência de acreditação nacional o mestrado integrado em Engenharia de Biossistemas. Conseguir este tipo de aprovação em Portugal, em áreas de formação não tradicionais, é extremamente difícil pois os ciclos de estudos normalmente aprovados pela agência de acreditação portuguesa são ciclos de formação autónomos de 3 anos (licenciatura) e de 2 anos (mestrado) e quase nunca, ciclos integrados de 5 anos. Esta aprovação numa área emergente da Engenharia, deve-se, sem qualquer tipo de dúvida, às competências científicas, pedagógicas e estruturais que a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora apresentam.

Publicado em 15.11.2012

A Agricultura tem sido um sector pouco acarinhado nos últimos anos. A atividade agrícola tem sido frequentemente caracterizada pela Sociedade como uma atividade onde apenas trabalham aqueles que não conseguem trabalhar em outras atividades. O que está longe de ser verdade.

Publicado em 15.11.2012

Foi há dois anos atrás que tomei posse (data que parece tão longínqua) como o primeiro diretor do IIFA, a unidade orgânica criada pelos novos Estatutos da UE para promover a excelência na investigação e ensino e de facto assumir as responsabilidades de definir a política de investigação na Universidade. Passados dois anos, é a altura oportuna para fazer uma pausa de reflexão, do percurso percorrido e dos tempos que se seguem. 

Publicado em 06.02.2012
Soumodip Sarkar | Diretor do IIFA

O Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) é uma aposta da Universidade de Évora, no seguimento das escolas doutorais que têm vindo a surgir em Universidades Europeias. Soumodip Sarkar, director do IIFA, fala sobre a formação avançada na UE, bem como sobre os programas de doutoramento para o ano lectivo 2011/2012. Clique aqui para ler o texto.

Publicado em 07.11.2011
Quando falei, ou falo, privadamente, na prioridade que deve ser a reestruturação da rede de Ensino Superior em Portugal recebo, por vezes, o comentário: "falar é fácil". Não concordo, é muito, mas muito, mais fácil não falar; se não se falar está-se sempre na situação, confortável, de poder dizer que "não se faz nada", indefinido! Eu acho que tem que se fazer, e penso que quem tem que liderar esse debate são as Instituições de Ensino Superior. Concordo com o Reitor da Universidade de Lisboa: o debate sobre a reestruturação da rede deve iniciar-se o quanto antes. Mas não é fácil, e devem ser consideradas várias questões.
Publicado em 11.03.2011

Ana Maria Costa Freitas | Departamento de Fitotecnia

O futuro já começou (1)
Sob o título de UniverCidade, comprometo-me a levar ao público, através do Diário do Sul, uma série de crónicas focalizadas sobre temas de interface entre Évora e sua Universidade, de interesse para o Distrito e o Alentejo. Estas crónicas veiculam uma visão optimista, que é a minha desde que há mais de 32 anos me radiquei no Alentejo, e que me nortearam durante os 12 anos em que, como Reitor, presidi aos destinos da Universidade de Évora.
Publicado em 28.02.2011
Jorge Araújo | Antigo Reitor da Universidade de Évora
Artes Visuais e Design
No final de um longo período à frente do actual Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) na Universidade de Évora, sinto o dever mas ao mesmo tempo tenho o maior prazer e (confesso) alguma vaidade, em prestar contas à academia por este período de mais de uma década de actividade intensa e frutífera.
Publicado em 31.01.2011
Filipe Rocha da Silva | Departamento de Artes Visuais e Design
A questão da avaliação da actividade científica é o tema do artigo "Avaliação bibliométrica", da autoria do Prof. Manuel Pereira dos Santos, docente do departamento de Física.
Publicado em 13.12.2010
Manuel Pereira dos Santos | Departamento de Física
25 anos de Património da Humanidade
Desde o passado 25 de Novembro entrámos no primeiro quarto de século sobre a classificação de Évora, pela UNESCO, como Património da Humanidade. A reflexão que se impõe é a de saber se nestes anos que decorreram, Évora se comportou de molde a merecer tal distinção e a confirmá-la. Sem grandes delongas, podemos dizer que sim, sem margem para dúvidas. E mais; o quarto de século não parece fazer muito sentido, pois se recuarmos no tempo, Évora aparece-nos continuadamente como um facto urbano singular, habitada por gentes que quiseram e souberam valorizar os seus patrimónios, do que resultou um Património de todos, da Humanidade.
Publicado em 07.12.2010
Jorge Gaspar | Doutor Honoris Causa da Universidade de Évora
Cátedra BES Energias Renováveis da UE
As Energias Renováveis têm conhecido uma expansão forte nos últimos anos. As políticas energéticas dos últimos Governos têm sido importantíssimas para o enorme desenvolvimento que a Energia Eólica conheceu e conhece no nosso país. A Eficiência Energética é outra área onde existe um empenho claro da política actual.
Publicado em 11.11.2010
Manuel Collares Pereira | Cátedra BES Energias Renováveis