Home / Canais / Opinião

Opinião

Canal de artigos de opinião.

Há já algum tempo que José andava adoentado. A sua avançada idade já não lhe permitia a agilidade de outrora, mas com o tempo José havia-se habituado. Com o tempo todos nós nos habituamos a mudar. Contudo, a situação agora era outra. José sentia-se mais cansado que o habitual, tudo lhe custava mais que o habitual. Apesar de tudo isso, foi com surpresa que a Família recebeu a notícia da morte de José por Acidente Cardio Vascular (AVC).

Publicado em 30.04.2013

Apesar do título provocativo, tenho absoluta consciência de que o tema da investigação é um dos mais importantes da vida de uma instituição universitária. Nem de outra forma poderia ser. Contudo gostaria de deixar aqui algumas reflexões:

Publicado em 29.04.2013

A Universidade de Évora, propôs ao INALENTEJO e viu aprovados no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN), e no âmbito do Sistema de Apoio a infraestruturas Científicas e Tecnológicas (SRTT) 14 importantes projetos de investimento em várias áreas de especialidade onde ao longo dos anos foi capaz de desenvolver competências científicas e tecnológicas específicas.

Publicado em 24.01.2013

A Universidade de Évora está presente no mundo através do seu Ensino a Distância (elearning), empenhando-se na construção de uma sociedade do conhecimento, promovendo desenvolvimento profissional, pessoal e ambiental. A formação avançada, a formação contínua, a formação ao longo da vida e a divulgação representam os eixos principais de desenvolvimento do plano estratégico para o Ensino a Distância. A oferta formativa, em contínuo crescimento, tem em conta os problemas contemporâneos e o desenvolvimento tecnológico.

Publicado em 16.11.2012

A Universidade de Évora viu recentemente aprovado pela agência de acreditação nacional o mestrado integrado em Engenharia de Biossistemas. Conseguir este tipo de aprovação em Portugal, em áreas de formação não tradicionais, é extremamente difícil pois os ciclos de estudos normalmente aprovados pela agência de acreditação portuguesa são ciclos de formação autónomos de 3 anos (licenciatura) e de 2 anos (mestrado) e quase nunca, ciclos integrados de 5 anos. Esta aprovação numa área emergente da Engenharia, deve-se, sem qualquer tipo de dúvida, às competências científicas, pedagógicas e estruturais que a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora apresentam.

Publicado em 15.11.2012

A Agricultura tem sido um sector pouco acarinhado nos últimos anos. A atividade agrícola tem sido frequentemente caracterizada pela Sociedade como uma atividade onde apenas trabalham aqueles que não conseguem trabalhar em outras atividades. O que está longe de ser verdade.

Publicado em 15.11.2012

Foi há dois anos atrás que tomei posse (data que parece tão longínqua) como o primeiro diretor do IIFA, a unidade orgânica criada pelos novos Estatutos da UE para promover a excelência na investigação e ensino e de facto assumir as responsabilidades de definir a política de investigação na Universidade. Passados dois anos, é a altura oportuna para fazer uma pausa de reflexão, do percurso percorrido e dos tempos que se seguem. 

Publicado em 06.02.2012
Soumodip Sarkar | Diretor do IIFA

O Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) é uma aposta da Universidade de Évora, no seguimento das escolas doutorais que têm vindo a surgir em Universidades Europeias. Soumodip Sarkar, director do IIFA, fala sobre a formação avançada na UE, bem como sobre os programas de doutoramento para o ano lectivo 2011/2012. Clique aqui para ler o texto.

Publicado em 07.11.2011
Quando falei, ou falo, privadamente, na prioridade que deve ser a reestruturação da rede de Ensino Superior em Portugal recebo, por vezes, o comentário: "falar é fácil". Não concordo, é muito, mas muito, mais fácil não falar; se não se falar está-se sempre na situação, confortável, de poder dizer que "não se faz nada", indefinido! Eu acho que tem que se fazer, e penso que quem tem que liderar esse debate são as Instituições de Ensino Superior. Concordo com o Reitor da Universidade de Lisboa: o debate sobre a reestruturação da rede deve iniciar-se o quanto antes. Mas não é fácil, e devem ser consideradas várias questões.
Publicado em 11.03.2011

Ana Maria Costa Freitas | Departamento de Fitotecnia

O futuro já começou (1)
Sob o título de UniverCidade, comprometo-me a levar ao público, através do Diário do Sul, uma série de crónicas focalizadas sobre temas de interface entre Évora e sua Universidade, de interesse para o Distrito e o Alentejo. Estas crónicas veiculam uma visão optimista, que é a minha desde que há mais de 32 anos me radiquei no Alentejo, e que me nortearam durante os 12 anos em que, como Reitor, presidi aos destinos da Universidade de Évora.
Publicado em 28.02.2011
Jorge Araújo | Antigo Reitor da Universidade de Évora