Home / Canais / Ciência

Ciência

Canal com informação de âmbito ciêntífico.

O painel de "Engenharia Biológica e Biotecnologia" da FCT aprovou um projecto da Universidade de Évora sobre Biotecnologia Vegetal relacionado com a cenoura. Este projecto está a ser coordenado pelo grupo de investigação da Cátedra EU Marie Curie da UE, cuja responsabilidade cabe à investigadora Birgit Arnholdt-Schmitt.

Publicado em 28.05.2012

O painel de "Ciências Agronómicas e Florestais-Genómica de Plantas" da FCT aprovou um projecto de investigação submetido pela UE para o estudo da planta medicinal Hypericum perforatum, vulgarmente conhecida como hipericão ou erva de S. João. O projecto é multidisciplinar e integra componentes de diferentes áreas, como a Biologia Molecular, a Fisiologia, a Biotecnologia, o Melhoramento de Plantas e a Agronomia. A investigadora coordenadora, Profª. Birgit Arnholdt-Schmitt, titular da Cátedra EU Marie Curie, lidera este projecto, o qual está integrado numa área de competência específica da UE que consiste no desenvolvimento de marcadores funcionais para a identificação de plantas com diferentes respostas sob stress.

Publicado em 28.05.2012

A novidade da abordagem de um projecto da UE pretende tornar a propagação vegetal de oliveira mais eficaz com a ajuda da Biologia Molecular. Esse projecto foi recentemente apresentado em conferências internacionais na Itália e em Portugal e atraiu a atenção da comunidade científica e tecnológica ligada à oliveira. A partir desse projecto criou-se uma cooperação bilateral da UE com um grupo da Tunísia. A Cátedra EU Marie Curie recebe os investigadores da Tunísia em Outubro para a participação neste projecto inovador.

Publicado em 28.05.2012

Uma série de encontros foi iniciada na semana passada entre a titular da Cátedra Marie Curie da UE, Birgit Arnholdt-Schmitt, e o Centro de Investigação Patologia Molecular do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO-CIPM), membro do Instituto Gulbenkian de Ciência, para discutir novos conhecimentos sobre as causas de cancro.

Publicado em 28.05.2012

O encontro internacional da Acção COST870, decorreu em "ambiente tradicional alentejano", sob um intenso calor. Apesar disso, a discussão científica foi estimulante e inovadora. 50 cientistas e algumas empresas de 23 países, lideraram um intenso debate, num encontro de seis dias, sobre a melhoria da interacção simbiótica entre plantas e os fungos micorrizícos para beneficio de uma agricultura e horticultura sustentável.

Publicado em 28.05.2012
Investigação inovadora nas ciências agrárias

O projecto "Screening AOX polymorphic carrot genotypes from primary cultures for differential growth potentials - a model application for calorespirometry" foi aprovado pelo painel "Engenharia Biológica e Biotecnologia" da FCT. A investigadora coordenadora, Profª. Birgit Arnholdt-Schmitt, titular da Cátedra EU Marie Curie, iniciou o projecto, o qual está integrado numa área de competência específica da UE que combina a procura de diversidade de genes na natureza e o desenvolvimento de marcadores funcionais para a identificação de plantas com diferentes respostas sob stress.

Publicado em 28.05.2012

Uma edição especial do jornal "Physiologia Plantarum" (IP 2.334) é dedicada exclusivamente à oxidase alternativa (AOX). Esse volume da revista foi coordenado pela Prof.ª Birgit Arnholdt-Schmitt, titular da Cátedra Marie Curie da UE e engloba peer-reviewed artigos de investigação, artigos de opinião e reviews de investigadores de todo o mundo. A edição pretende destacar a investigação mais recente e o conhecimento actual nessa área ligado à produção de plantas com tolerância ao stress ambiental.

A edição contém dez artigos de membros da Cátedra Marie Curie e encontra-se disponível, aqui.

Publicado em 28.05.2012

A prospeção e exploração de recursos minerais marinhos no “deep sea” foi o mote para o workshop do Centro de Geofísica de Évora que pretende estudar o estado da exploração dos recursos marinhos, e que contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Prof. Manuel Pinto de Abreu. 

Publicado em 28.05.2012

O futuro da biodiversidade em Madagáscar, um hotspot em termos de biodiversidade a nível mundial, e a ecologia comportamental de espécies foram os temas da 5.ª edição da “Conservation biology conference”, uma iniciativa que tem como objetivo difundir as questões relacionadas com a conservação da biodiversidade e investigação associada ao tema, com a participação de investigadores de topo a nível mundial.

Publicado em 25.05.2012

O dia internacional do Fascínio das Plantas sensibilizou o público para a importância do estudo das plantas nas nossas vidas e em tudo os que nos rodeia, com um programa com workshops, conferências e atividades na Herdade da Mitra, no Jardim Público de Évora e no Palácio D. Manuel. 

Publicado em 23.05.2012