Home / Canais / Ciência
Workshop Open Access na UE

O conceito open access, que significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas de artigos de revistas científicas, comunicações, relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho, esteve em discussão no workshop Open Access.

Todo o trabalho de investigação tem por base trabalho anteriormente desenvolvido por outros, estando assim dependente da possibilidade dos cientistas acederem e partilharem informação científica. O Open Access permite a disponibilização imediata e livre na Internet da literatura científica, através do depósito das publicações num repositório institucional ou disciplinar.

A Universidade de Évora tem desde 2007 um Repositório digital de publicações científicas (RDPC-UE), permitindo a preservação histórica das publicações da academia, permitindo por um lado o registo das publicações e por outro a divulgação científica produzida pelos investigadores da UE. O acesso ao RDPC-UE pode ser feito aqui.

O Prof. Manuel Cancela d’Abreu, Vice-Reitor da UE, destacou a importância de “mostrarmos o que produzimos, não bastando dizer que somos bons, temos realmente de mostrar o que produzimos.” “O repositório dá também visibilidade aos investigadores e docentes da nossa casa”, disse o Vice-Reitor da UE. O Prof. Manuel Cancela d’Abreu adiantou ainda que este repositório digital vai permitir a criação de um anuário com todos os abstracts de produção científica da UE.

O workshop foi organizado pela Divisão de Projectos e Informação e pelos Serviços de Informática da UE.

João Barnabé | UELINE
Publicado em 09.11.2011