Home / Canais / Ciência
Conversas da Terra
Foto: CCVEstremoz
Conversas da Terra

Se nunca tinha pensado como é possível o ciclo hidrológico funcionar se a água evapora aos 100ºC… e estas temperaturas só muito raramente são atingidas à superfície da Terra!!! Se não sabe o que mantém os cristais de granito juntos!!! Se nunca tinha pensado que as correntes de convecção existem na mesosfera e esta está no estado sólido!!! Se tem dificuldade em perceber o metamorfismo, pois transformações mineralógicas em estado sólido têm algo de… “milagroso”!!! Tudo o que sempre quis saber sobre GEOLOGIA e nunca teve a quem perguntar… Conversas da Terra!

Estes são alguns dos temas que serão certamente discutidos no próximo fim-de-semana, 12 e 13 de Janeiro, no Pólo de Estremoz da Universidade de Évora / Centro Ciência Viva de Estremoz no decurso das primeiras CONVERSAS DA TERRA, as quais serão coordenadas por Rui Dias docente do Departamento de Geociências desta Universidade. Esta atividade, pensada essencialmente para os professores de Geologia do ensino pré-universitário, pretende ser um espaço informal onde os professores participantes podem discutir qualquer assunto relacionado com o funcionamento do planeta onde habitamos. Esta iniciativa, de características inéditas, pretende ser um espaço de apoio ao ensino que permita aos professores esclarecerem as dúvidas que eventualmente tenham, contribuindo para uma melhor compreensão de alguns dos assuntos que fazem parte dos curricula escolares.

Tal como vem sendo usual, trata-se de mais uma iniciativa que resulta da estreita colaboração entre o Centro Ciência Viva de Estremoz e diversas unidades de investigação da Universidade de Évora, o que tem vindo a permitir maximizar os recursos existente em ambas as instituições garantindo o máximo de qualidade às iniciativas. Neste caso, as Conversas da Terra são promovidas por este Centro e pelo Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da Universidade de Évora e que, como é habitual, conta com a colaboração do Departamento de Geociências desta Universidade e do Centro de Geofísica de Évora.

Inscrições limitadas!!! Mais informações e ficha de inscrição em http://www.estremoz.cienciaviva.pt/cformacao/workshop/.

Publicado em 11.01.2013