Home / Canais / Ciência
Cátedra Rui Nabeiro da UE lança museu virtual da biodiversidade
foto: Sofia Ascenso
Universidade e Comunidade
Cátedra Rui Nabeiro da UE lança museu virtual da biodiversidade

A Cátedra Rui Nabeiro da Universidade de Évora lançou o Museu Virtual da Biodiversidade, uma plataforma online que visa levar a diversidade da fauna e da flora portuguesa, através de imagens, vídeos, jogos, exposições e artigos, a professores e alunos do ensino básico e secundário. A apresentação do “museu” decorreu no Centro educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. 

Colocar a ciência ao serviço da comunidade e levar o conhecimento na área da biodiversidade aos jovens de forma mais lúdica são alguns dos principais objetivos do museu virtual. Em www.museubiodiversidade.uevora.pt estão disponíveis, pelo nome comum ou científico, anfíbios, répteis, cogumelos, plantas, mamíferos, aves ou insetos e todas as informações relativas a cada espécie, bem como exposições e recursos didáticos para professores.

Para o Reitor da Universidade de Évora este é um trabalho “valioso”, com usufruto para toda a comunidade, quando a biodiversidade é cada vez mais ameaçada em nome do progresso.

O titular da Cátedra Rui Nabeiro, Miguel Bastos Araújo, agradeceu o apoio, generosidade e a visão do Comendador Rui Nabeiro na criação da primeira cátedra patrocinada por uma empresa privada em Portugal. A criação do museu virtual é, segundo o Prof. Jorge Araújo, antigo reitor e principal mentor deste projeto, uma forma de retribuir a generosidade ao Comendador, oferecendo a todas as crianças portuguesas do ensino básico e secundário conhecimento sobre a biodiversidade do seu país.

Este é um projeto em permanente construção e que a Cátedra Rui Nabeiro espera que possa vir a contar com a colaboração e o apoio de todos para o seu desenvolvimento.

Sofia Ascenso | UELINE

Publicado em 22.10.2012