Home / Canais / Ciência
Investigadora da UE desenvolve investigação em empresa alemã
Foto: cedida pelo autor
Ciência e Cooperação Internacional
Investigadora da Cátedra Marie Curie (ICAAM) da Universidade de Évora desenvolve investigação em empresa alemã

Hélia Cardoso, investigadora na Cátedra EU Marie Curie (ICAAM), encontra-se pela segunda vez a desenvolver trabalho de investigação na empresa alemã INOQ GmbH no âmbito do projeto Marie Curie Mobility Actions - Industry - Academia Patherships and Pathways intitulado “A functional marker of commercial AMF isolates for sustainable agriculture“.

A empresa produz e comercializa inóculo de micorriza (fungo benéfico para as plantas) de elevado interesse numa agricultura sustentável. O principal objetivo do projeto consiste na caracterização dos diferentes inóculos por técnicas de biologia molecular.

No âmbito deste projeto, coordenado pela detentora da Cátedra Portuguesa, Birgit Arnholdt-Schmitt, a investigadora foi enviada como ‘Marie Curie Fellow’ por um primeiro período de dois meses no ano de 2011, onde adquiriu conhecimento acerca do processo de produção de inóculo de micorriza para comercialização. Ajudou também a estabelecer o Laboratório de Biologia Molecular, importante não apenas para a execução das tarefas do projeto mas também para permitir à empresa alargar a sua oferta na prestação de serviços.

Por um período agora de 8 meses, o qual teve início em meados de Abril, a investigadora estará dedicada sobretudo à investigação relacionada com a deteção de diferenças ao nível do DNA do fungo, mais especificamente ao nível dos genes da oxidase alternativa (AOX), que possam explicar diferenças na eficiência de micorrização das plantas.

Durante a sua estadia a investigadora teve oportunidade de participar em reuniões científicas pontuais e visitar outros laboratórios na Alemanha. Deslocou-se também a Bruxelas para perante a Comissão Europeia negociar como representante da Cátedra, sob a coordenação de um grupo Italiano e juntamente com os outros parceiros empresariais e científicos de projeto, uma candidatura aprovada no programa FP7-SME-2012.

Cátedra Marie Curie (ICAAM)

Publicado em 11.10.2012