Home / Canais / Ciência
Formação GPS-GIS para recolha de dados de Biodiversidade na Mitra

Decorreu nos passados dias 20 e 21 de setembro, no Colégio da Mitra da Universidade de Évora, uma formação de GPS-GIS em que participaram Guardas (SEPNA-GNR) e Vigilantes da Natureza (ICNF), membros de ONGs e outros voluntários envolvidos na recolha de dados de biodiversidade.

O curso foi promovido pelo LabOr, Laboratório de Ornitologia integrado no ICAAM, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, no âmbito do Projeto Europeu EuroGIS-GPS. O LabOr é o representante de Portugal neste projeto, que envolve parceiros de mais 4 países europeus: Hungria, Noruega, Polónia, e Reino Unido.

A utilização dos sistemas GIS (Sistemas de Informação Geográfica) e GPS (Sistemas de Posicionamento Global) de forma integrada e padronizada é essencial para registar a localização das espécies e habitats com estatuto de conservação desfavorável de acordo com a Diretiva Habitats. Esta informação permite monitorizar a biodiversidade e medir a taxa de alterações climáticas a nível europeu, sendo a recolha dos dados feita no terreno por Vigilantes/Guardas da Natureza, bem como por outras pessoas relacionadas com entidades públicas, privadas ou ONGs, quer a nível profissional quer voluntariamente.

Para que os vários conjuntos de dados ecológicos possam ser compilados à escala da Europa, é necessário que a recolha de dados seja feita, a nível europeu, de forma semelhante e com maior precisão. O objetivo do projeto EuroGIS-GPS consiste por isso em desenvolver e testar uma metodologia de formação e qualificação para a utilização integrada dos sistemas GPS e GIS na recolha de dados de biodiversidade, que venha a ser acreditada a nível europeu.

O curso de formação GIS-GPS foi realizado em simultâneo nos 5 países parceiros e os resultados obtidos serão discutidos e analisados numa reunião internacional que se irá realizar na Universidade de Évora/ICAAM, entre os dias 1 e 4 de outubro.

 

Joana Perdigão | ICAAM

Publicado em 27.09.2012