Home / Canais / Ciência
Sessão de abertura
Conferência Internacional TEMPRIV 2012

TEMPRIV 2012 é o nome da conferência internacional dedicada à Eco-Hidrologia e à Qualidade Ecológica de Rios Temporários que decorre até 14 de setembro, na Universidade de Évora. Esta conferência realiza-se pela primeira vez em Portugal, contando com os melhores investigadores sobre estas temáticas a nível internacional.

Ao longo da conferência são apresentados mais de 50 trabalhos realizados na Europa, EUA e Austrália sobre os rios temporários. Estes rios caracterizam-se por alternarem entre períodos de seca e períodos húmidos, onde o caudal aumenta, podendo verificar-se fortes enxurradas.

O estudo da ecologia, estrutura e funcionamento dos rios temporários torna-se vital para a prossecução de uma gestão eficiente do uso da água, especialmente nas regiões onde esta é escassa.

O Prof. João Manuel Bernardo, docente do departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e membro da organização disse que “no atual contexto de alterações climáticas é importante debater o funcionamento dos rios temporários para uma boa gestão dos recursos hídricos, esperando que a conferência contribua para se encontrarem novas soluções.”

Esta conferência é organizada pelo departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM).

João Barnabé | UELINE

Publicado em 13.09.2012