Home / Canais / Ciência
O Mundo Oculto dos Cogumelos na UE
foto: Daniel Mira
O Mundo Oculto dos Cogumelos na UE

Nos últimos anos tem crescido o interesse da opinião pública sobre os cogumelos, estruturas reprodutoras produzidas por fungos. Neste âmbito, a conferência internacional “O Mundo dos Cogumelos” reuniu vários especialistas que apresentaram diferentes questões sobre a temática, tais como a divulgação do conhecimento produzido, associativismo, conservação, exploração, gestão e regulamentação.

Existem cerca de 1,5 milhões de espécies de fungos, dos quais 55.000 são produtoras de cogumelos. A variedade de espécies é sinónimo de variedade de cores, sabores, cheiros, formas e níveis de toxicidade.

A conferência “integra um projeto de divulgação da ciência, ajudando a melhorar a educação, desmistificando crenças e aumentando o espírito crítico das pessoas sobre os cogumelos”, referiu a Prof.ª Celeste Santos e Silva, docente do departamento de Biologia da Universidade de Évora e responsável pela organização. Celeste Santos e Silva destacou o papel de ligação que este projeto tem feito para ligar a ciência aos media, tendo sido produzidos conteúdos acessíveis para todos para os media.

Ao longo do último ano, os cogumelos têm merecido destaque no semanário Registo, parceiro do projeto, na televisão nos programas da RTP “Com Ciência” e Biosfera e no portal “Naturlink”. 

O Prof. José Manuel Caetano, vice-reitor da UE, também valorizou o facto de o conhecimento e a investigação produzidos na UE serem publicados na comunicação social.

Silvino Alhinho, diretor do semanário Registo referiu que “é importante para um projeto editorial de um jornal regional a ligação com o meio, quer ao nível cultural, artístico, mas também científico, mostrando a todos o que se faz nas universidades”. 

João Barnabé | UELINE

Publicado em 11.05.2012