Home / Canais / Ciência
Eficiência energética de edifícios em debate
foto: João Barnabé
Eficiência energética de edifícios em debate

A partir de 2020 todos os edifícios novos devem ter necessidades energéticas nulas. Trata-se de uma diretiva da União Europeia que pretende promover a melhoria do desempenho energético dos edifícios. A Universidade de Évora integra o projeto “Eficiência Energética de Edifícios - Conceitos para a Avaliação e Otimização de Soluções Construtivas” que tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de redução de consumos energéticos. 

O projeto foi apresentado na Universidade de Évora num seminário denominado “Promoção da Eficiência Energética de Edifícios, Sustentabilidade e Conforto Interior – Otimização de Soluções Construtivas” que teve como objetivo fazer a promoção da eficiência energética de edifícios e ações de sensibilização, envolvendo engenheiros, empresas de construção e outros intervenientes bem como estudos de caso de edifícios antes e após a intervenção das medidas de eficiência energética.

José Júlio Correia da Silva, engenheiro civil e docente do departamento de Engenharia Rural, departamento onde a engenharia civil está integrada na Universidade de Évora, faz investigação na área da eficiência energética, é perito qualificado e formador de peritos qualificados no sistema de certificação energética de edifícios, um domínio em crescimento na Universidade de Évora, e integra este projeto em parceria com o ITeCons, a Ordem dos Engenheiros, o Núcleo Empresarial da Região de Évora e a AECOPS.

 

 

Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 22.03.2012