Home / Canais / Ciência
Lançamento do livro "Charcos Temporários do Sul de Portugal"
"Charcos Temporários do Sul de Portugal" é uma obra que ilustra a biodiversidade destes importantes e ameaçados habitats, com particular destaque na sua flora, mas focando também os vários grupos de fauna que aí ocorrem. O livro é coordenado por Carla Pinto Cruz, bióloga e docente na Universidade de Évora, e é lançado a 16 de março, pelas 14h30, na Loja Molina da UE.
"O que é um charco? Quando é que um charco é temporário? Que espécies podemos encontrar num charco temporário? Porque é que um charco temporário mediterrânico é um habitat prioritário para a conservação?" são algumas das perguntas a que o novo livro "Charcos Temporários do Sul de Portugal" pretende dar uma resposta simples.

Escrito numa linguagem simples e acessível, tem um formato pequeno para fácil manuseamento e transporte, pensado para ser usado como Guia de Campo e onde se explica de forma clara a importância dos charcos temporários mediterrânicos para a manutenção da biodiversidade e de outras funções ambientais relevantes que incluem o funcionamento como reservatórios de água doce superficial e o papel ativo no sequestro de carbono.

A edição é da responsabilidade da Universidade de Évora, com o apoio da Cátedra Rui Nabeiro Biodiversidade, ICAAM e CIBIO.

 

Publicado em 07.03.2012