Home / Canais / Ciência
Fundo EDP Biodiversidade para projetos da UE
Fundo EDP Biodiversidade para projetos da UE

A Universidade de Évora ganhou duas das cinco candidaturas do Fundo EDP Biodiversidade 2011, uma iniciativa que visa contribuir para o conhecimento científico e estimular a criação de programas de conservação da Natureza em Portugal. 

“Atlas da Vegetação Ripícola de Portugal Continental” é o tema do projeto coordenado pela Prof.ª Carla Cruz e “Ecoflow - Efeito ecológico do regime hidrológico na comunidade piscícola dos rios portugueses”, o projeto coordenado pelo Prof. Pedro Raposo de Almeida.

O projeto “Atlas da Vegetação Ripícola de Portugal Continental” tem como objetivo geral a elaboração de um manual que reúna informação sobre as espécies vegetais características de ecossistemas ribeirinhos de Portugal Continental. Neste atlas pretende-se sistematizar e compilar, de uma forma inteligível e visualmente ilustrativa, informação sobre as características taxonómicas, a ecologia e a distribuição geográfica de cada espécie. No sentido de conferir portabilidade,  interatividade e inovação aos conteúdos deste atlas, serão também desenvolvidas aplicações gratuitas para smartphones e tablets.

Com o projeto Ecoflow, o objetivo é compreender o efeito da alteração do regime de caudais provocado pelo funcionamento de aproveitamentos hidroelétricos na comunidade piscícola dulciaquícola típica dos rios da região centro de Portugal. A investigação centra-se no grupo dos peixes de água doce e será desenvolvida em parceria por três instituições: a Universidade de Évora, o Fluviário de Mora e o Centro de Oceanografia (CO-FCUL). Terá a duração de dois anos e a coordenação será partilhada pelo Prof. Pedro Raposo de Almeida, da Universidade de Évora e pelo Doutor Bernardo Ruivo Quintella, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Júri do Fundo EDP para a Biodiversidade 2011, presidido pelo Prof. João Ferreira do Amaral (ISEG – Presidente do Conselho de Sustentabilidade e Ambiente do Grupo EDP) e constituído pelos Profª Maria do Rosário Partidário (IST – Especialista em Avaliação Ambiental Estratégica), Eng.º Luís Manuel (Administrador da EDP Inovação), Eng.º Francisco Sánchez (em representação institucional da Fundação EDP) e Eng.º António Neves de Carvalho (Diretor de Sustentabilidade e Ambiente da EDP) avaliou os 58 projetos submetidos e selecionou para apoio mecenático cinco.

Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 21.02.2012