Home / Canais / Ciência
Eurodeputada Graça Carvalho apresenta Horizon 2020 na UE
Eurodeputada Graça Carvalho apresenta Horizon 2020 na UE

Maria da Graça Carvalho, antiga Ministra da Ciência e Ensino Superior e Eurodeputada na área da investigação e inovação, esteve na Universidade de Évora para falar do programa quadro europeu de investigação e inovação Horizon 2020.

O programa quadro para a investigação e Inovação é, segundo a Eurodeputada, uma das “prioridade da comissão” que assenta em três pilares fundamentais, a ciência, os grandes desafios da sociedade e a indústria.

Considerando a inovação e a investigação como pontos fundamentais para o crescimento económico da Europa e para a saída da crise, a Eurodeputada calcula um aumento do financiamento para a investigação e inovação do atual quadro para uma duplicação dos fundos para o Horizon 2020.

Esta proposta, que se encontra em discussão nos próximos seis meses no Parlamento, tem como principais novidades e prioridades a simplificação das regras de participação, a contratação de jovens investigadores e a questão do IVA ser considerado elegível para instituições que não o possam recuperar e o reembolso a 100% dos custos diretos. 

O programa, “desenhado para remover barreiras e aberto ao mundo e à cooperação com os países em vias de desenvolvimento”, prevê-se que entre em vigor antes do final de 2013 até 2020. 

No final da conferência, Maria da Graça Carvalho, eleita recentemente melhor Eurodeputada 2011 para a Investigação e Inovação visitou o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, uma infraestrutura única no país dedicada ao estudo e conservação do património.

Para mais informações consulte a página da Eurodeputada.
 

João Barnabé e Sofia Ascenso | UELINE
Publicado em 06.01.2012