Home / Canais / Ciência
Prof. Jorge Calado
Foto: João Barnabé
Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional da Química na UE

O Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional da Química 2011 e do Centenário da Sociedade Portuguesa de Química, Prof. Jorge Calado esteve na Universidade de Évora como convidado do Centro de Química de Évora e do Departamento de Química da Universidade de Évora para a sessão de encerramento do Ano Internacional da Química 2011 na UE.

O Prof. Jorge Calado falou sobre a sua obra “Haja luz! Uma história da química através de tudo” que mostra como a química é útil, divertida, perigosa, bonita, estimulante, frustrante, e indispensável a todos.

Para o Prof. Jorge Calado “tudo está relacionado com tudo”. Para o orador “a química está entrelaçada às outras ciências, como a biologia e a matemática, mas também às artes como a literatura, a música, o cinema e a fotografia.”

O Prof. Jorge Calado mostra como a química moderna deriva do conhecimento do fogo da combustão e do raio do relâmpago, isto é, da energia. Calor e electricidade permitiram analisar a terra, a água e o ar, até chegar ao conceito de elemento, representado pelo átomo.

O Prof. Jorge Calado enquadrou as invenções e descobertas químicas nas disputas, guerras e conquistas sociais e políticas.

O Centro de Química de Évora e o Departamento de Química da Universidade de Évora realizaram ao longo do Ano Internacional da Química diversas actividades na Universidade e na cidade de Évora, tais como conferências, palestras, concursos, exposições, levando a química para fora dos laboratórios e facilitando o reconhecimento público da Química como ciência fundamental para a satisfação das necessidades da sociedade moderna.

Publicado em 22.12.2011