Departamento de Matemática coordenador Europeu da Astrofisica num "Work Package" do consórcio PRACE-2IP

O Departamento de Matemática da Universidade de Evora, através dos seus docentes e investigadores, ao longo dos últimos anos tem vindo sistematicamente a fazer parte de projectos internacionais (europeus e mundiais) de grande impacto tecnológico e científico. Nalguns casos, estes investigadores têm assumido a coordenação ou pertencem aos "boards" desses projectos como por exemplo o European Network of Computational Astrophysics financiado pela European Science Foundation, o European Network of Ultra Violet Astronomy financiado pela CE e o ChasM33, financiado pela NASA.

Desta feita, releva-se o envolvimento de professores, investigador pós-doutorado (Emanule Spitoni) e doutorandos (Ana Afonso e Nuno Carvalho do programa de doutoramento em Astrofísica Computacional) do departamento de Matemática, no projecto europeu "Second Implementation Phase of the European High Performance Computing (HPC) service PRACE" e em particular no Work Package 8 - "Community Codes Development", onde o Professor Miguel Avillez é o coordenador a nível europeu da área de Astrofísica.

Pretende-se neste pacote o desenvolvimento, optimização e aceleração de software (de, e.g., dinâmica de gases, geração de grelhas adaptativas, transferência radiativa, estrutura iónica e emissão de plasmas) para ser executado em paralelo em ambientes de memória distribuída e compartilhada (inclusive com recurso a processadores de placas gráficas), utilizando recursos e tecnologias computacionais em desenvolvimento.

O projecto PRACE-2IP, financiado pela Comissão Europeia, é liderado pelo Centro de Supercomputação de Jülich (Forschungszentrum Jülich GmbH, Alemanha), sendo a participação Portuguesa coordenada pela Universidade de Coimbra. Todavia, a Universidade de Evora é a única das três instituições Portuguesas participantes a assumir a liderança europeia de uma área temática no âmbito de um Work Package.

Publicado em 12.12.2011