Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A proposta de Carlos Cupeto, professor do Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, «Tabernas do Alentejo – arte e ciência», que tem por lema “O vinho é a única obra de arte que se pode beber”, foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Publicado em 25.05.2018

Carlos A. Braumann, nascido em Lisboa em 1951, é, desde março de 2018, professor catedrático aposentado da Universidade de Évora, tendo ingressado nesta Universidade em 1975 e nela desenvolvido quase toda a sua carreira académica. A última Lição deste professor de matemática decorreu , dia 23 de maio no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Publicado em 24.05.2018

O Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano foi inaugurado no dia 21 de maio, no sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes. Esta é uma iniciativa do Município de Odemira e da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, que decorre do projeto LIFE Charcos, que tem por objetivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários Mediterrânicos, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.

Publicado em 24.05.2018

A RedÉtica e Grupo das Comissões de Ética para a Saúde e das Comissões de Ética do Ensino Superior do Alentejo organizou no dia 22 de maio, na Universidade de Évora, o Seminário Primavera/Verão da Redética | Alentejo 2018, subordinado ao tema "Ética e ética, Política e políticas".

Publicado em 23.05.2018

A Universidade Popular Túlio Espanca comemorou no dia 15 de maio o seu nono aniversário, reunindo, pela primeira vez no mesmo espaço – o auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora -, representantes dos sete polos que constituem esta Universidade Popular, com um programa eclético de atividades culturais e de aprendizagem.

Publicado em 18.05.2018

No âmbito do II Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora, subordinado ao tema "Bibliotecas em rede: gerir, preservar e divulgar" falamos com Fernando Gameiro, investigador do CIDEHUS da Universidade de Évora e coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV). Assumindo-se como uma rede da “dimensão da Cidade” esta, é a única rede portuguesa que integra bibliotecas de leitura pública, escolar e universitária. O catálogo oferece mais de 250 mil títulos, com acesso livre e disponíveis na internet.

Publicado em 18.05.2018

No Ano Europeu do Património Cultural,  esta área tem surgido naturalmente como tema central de diversas iniciativas organizadas pela Universidade de Évora. Sendo a segunda Universidade mais antiga de Portugal, numa cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO, a UÉ definiu o património como umas das sua áreas-âncora.  

Publicado em 11.05.2018

Mourad Bezzeghoud, investigador do Instituto de Ciências da Terra da UÉ, sublinha a necessidade de dotar o nosso país de construção antissísmica. O alerta foi deixado numa sessão que decorreu no Fórum Lisboa no passado dia 12 de abril.

Publicado em 11.05.2018

A intervenção na «Quinta Alegre» em Lisboa da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, docente do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, foi pré-selecionada entre as três obras ​finalista​s, tendo sido atribuído o ​​Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018​ na Categoria de Restauro.​

Publicado em 10.05.2018

As XVI Jornadas do Departamento de Gestão da Universidade de Évora decorreram no dia 08 de maio no auditório do Colégio do Espírito Santo, numa edição enfocada na área financeira das organizações, nos seus múltiplos espaços de intervenção e ação em contexto organizacional, reunindo docentes, alunos e gestores de diversas empresas.

Publicado em 10.05.2018