Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, participou na 2.ª Assembleia da European Women Rectors Association (Ewora), associação internacional sem fins lucrativos que se dedica à promoção das mulheres em posições de liderança e à igualdade de género no setor académico, que decorreu de 24 a 26 de maio na Universidade Nova de Lisboa.

Publicado em 05.06.2018

No âmbito da visita da chanceler alemã, Angela Merkel a Portugal, foi inaugurado no passado dia 30 de maio, o Digital Transformation CoLab – Experiencing the Future, (DTx) um dos 23 laboratórios financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Concurso para a atribuição do Título CoLab.

Publicado em 05.06.2018

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, a Universidade de Évora (UÉ), através da Escola de Artes promoveu a Aula Aberta “Habitar a Terra”, focada nas pontes que se podem estabelecer entre habitação e economia circular.

Publicado em 05.06.2018

Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.

Publicado em 04.06.2018

O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 04.06.2018

A tese de doutoramento “Património Ibérico: azulejos hispano-mouriscos em colecções portuguesas e espanholas” de Susana Coentro foi galardoada com o Prémio SOS Azulejo na categoria de Estudos de Materiais, contando para tal, com colaboração do Laboratório Hercules da Universidade de Évora. 

Publicado em 04.06.2018

No dia em que a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) celebrou 40 anos de existência, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, associou-se à comemoração, relembrando que este é um “aniversário coletivo de uma associação determinante na trajetória da Universidade de Évora”.

Publicado em 04.06.2018

O restauro da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?” foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio ”Intervenção em Conservação e Restauro”. A cerimónia pública decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, na passada sexta-feira, dia 25 de maio.

Publicado em 04.06.2018

João Matos, docente do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora foi o vencedor do concurso para a reabilitação do Forte de Peniche.

Publicado em 30.05.2018

A exposição “Género na Arte. Corpo, sexualidade, identidade e resistência” da autoria de Aida Rechena, técnica superior da Direção Geral do Património Cultural, ex-diretora do MNAC-Chiado, e Teresa Veiga Furtado, professora e diretora do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, galardoada com o "Prémio Trabalho de Museologia" da APOM - Associação Portuguesa de Museologia.

Publicado em 28.05.2018