Home / Canais / Academia
Mecanização da Colheita de Azeitona em Seminário no ICAAM
Foto: cedida pelo autor
Mecanização da Colheita de Azeitona em Seminário no ICAAM

José de Oliveira Peça, investigador do ICAAM e docente da Universidade de Évora, apresentou esta semana no ICAAM o trabalho realizado pela equipa que coordena na área da mecanização aplicada ao olival, num Seminário intitulado "Uma Equipa DER/ICAAM, Máquinas e um Nobre Fruto".

A equipa, de que também fazem parte os investigadores António Bento Dias e Anacleto Pinheiro, tem desenvolvido um trabalho pioneiro com o objetivo de mecanizar a colheita de azeitona e diminuir os custos desta atividade com enorme importância para a economia portuguesa e do Alentejo.

Ao longo dos últimos 17 anos foram realizados 3 projetos de investigação que culminaram com o desenvolvimento da máquina MCCA – Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona.

A Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona constitui uma solução inovadora que foi desenhada para permitir a mecanização da apanha da azeitona nos modernos olivais intensivos, relativamente aos quais não existe atualmente uma alternativa economicamente viável em pequenas e médias explorações. A MCCA apresenta como principais vantagens: permitir a colheita em contínuo e a redução da mão-de-obra necessária;  a sua utilização não ser limitada pelo tamanho das árvores; o custo relativamente reduzido uma vez que se trata de um sistema que funciona associado a tratores agrícolas.

O primeiro protótipo da MCCA (fase I), apresentado publicamente no final de 2011 (veja notícia AQUI), foi já objeto de pedido de registo de Patente.  Foi um dos projetos selecionados para a mostra AgroFOOD iTech, que decorreu em Março de 2012 em Santarém (veja a notícia AQUI), e recentemente foi um dos três nomeados na fase final do Concurso Nacional de Inovação BES no setor Recursos Naturais & Alimentação (notícia AQUI).

O protótipo fase II, que inclui melhoramentos e inovações decorrentes dos testes da primeira versão, foi objeto de ensaio na última campanha (final de 2012) o que irá permitir a construção da versão final de pré-produção.

A MCCA foi desenvolvida por uma parceria envolvendo a equipa coordenada pelo Prof. José Peça e a empresa VICORT-Victor Cardoso, Lda, com financiamento do Programa Compete do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) através da Agência de Inovação (Projeto ADI/QREN nº 3457 (2009/2012)).

ICAAM

Publicado em 14.01.2013