Home / Canais / Academia
UE encontra planta original do híbrido de Timor
Foto: cedida pelo autor
Com Universidade Nacional de Timor Lorosae
Universidade de Évora encontra planta original do híbrido de Timor

A planta original do híbrido de timor, é o resultado do cruzamento da espécie arábica com 44 cromossomas, não resistente à ferrugem, com a espécie robusta, resistente, com 22 cromossomas. Este cruzamento, improvável, pelo facto da espécie arábica ter o dobro dos cromossomas da espécie robusta, aconteceu por um acaso da natureza em Timor Leste.

A planta original do híbrido de timor é um exemplar único no mundo, resistente à ferrugem do café, Hemileia vastatrix, e os seus clones e progénies foram utilizados na obtenção de variedades de café arábica resistente à ferrugem, como o Catimor. Estas novas variedades de cafés arábicos permitiram a melhoria e mesmo a salvação de vastas plantações de café arábica em todo o mundo.

“Os países produtores de cafés arábicos têm para com Timor, e também para com aqueles que souberam avaliar os seus méritos e depois o estudaram e trabalharam, uma dívida sentimental de gratidão pela cedência deste “Híbrido de Timor”, porque a partir dele se prepararam cultivares com bom potencial produtivo e resistentes às ferrugens, que hoje constituem a base da cafeicultura mundial dos arábicos” (Ferrão

2002).

Para além do valor histórico, patrimonial, botânico, biológico e de herança ou de legado, que deverão ser aproveitados da forma mais apropriada pelo governo de Timor-Leste, da planta original do híbrido de timor deverão ser colhidas as sementes para continuarem a serem utilizadas na investigação com vista à obtenção de novas variedades de café arábica resistentes à ferrugem e às doenças que afetam o fruto do café, a cereja.

Pedro Damião de Sousa Henriques – Universidade de Évora

Pedro Nogueira – Universidade de Évora

Vicente de Paulo Correia - UNTL

Carlos da Conceição de Deus - UNTL

Marçal Gusmão UNTL

 

Veja os vídeos sobre a descoberta:

LINGUA TETUN

http://youtu.be/lQThsFQWEo0

LINGUA PORTUGUESA

http://youtu.be/1ysRcQF_w9I

 

 

Publicado em 20.12.2012