Home / Canais / Academia
foto: João Barnabé
Aprender no Alentejo: VII Encontro Regional de Educação na Universidade de Évora

A sétima edição do Encontro “Aprender no Alentejo” decorreu na Universidade de Évora ao longo dos dias 3 e 4 de dezembro e contou com mais de centena e meia de investigadores que debateram as melhores práticas educativas com impacto no Alentejo e na sua população

Na sessão de abertura, o Prof. José Manuel Caetano, Vice-Reitor da Universidade de Évora, destacou a importância deste encontro para a reflexão sobre as políticas públicas de educação e sobre a autonomia do sistema educativo nas suas diferentes vertentes: pedagógica, recursos humanos, financiamento e modelo de organização das escolas.

A Diretora Regional de Educação do Alentejo, Dr.ª. Maria Reina Martín, reconheceu a importância da obra que o “Aprender no Alentejo” foi construindo ao longo das suas sete edições, deixando um legado de excelência para promover o sucesso educativo do Alentejo.

A Prof.ª Cláudia Pereira, vereadora responsável pelo pelouro da Educação na Câmara Municipal de Évora, frisou que este Encontro é uma forma de pensar no futuro da educação e do território e de pôr a investigação a trabalhar em prol da qualidade de ensino.

A Vice-Diretora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Prof.ª Isabel Fialho, destacou o papel do Prof. Bravo Nico na organização destes encontros e a importância da linha de investigação que lidera, “Territórios, Comunidades Locais e Diversidade”, para o desenvolvimento do capital humano do Alentejo, nomeadamente através do estudo d as relações existentes entre as características dos territórios e os contextos de aprendizagem que neles ocorrem.

Os encontros sobre “Aprender no Alentejo” começaram em 2002, como uma iniciativa da Comissão de Curso da licenciatura em Ensino Básico com vista à promoção do debate sobre as saídas profissionais para os licenciados em Ensino Básico da Universidade de Évora.

Publicado em 05.12.2012