Home / Canais / Academia
foto: Daniel Mira
Debate entre as listas candidatas ao Conselho Geral da Universidade de Évora

As listas de alunos, de funcionários não docentes e de funcionários docentes e investigadores candidatas ao Conselho Geral apresentaram propostas e definiram linhas de ação para daquele órgão da Universidade de Évora, num debate que decorreu no dia 28 de novembro no Auditório do Colégio do Espírito Santo.

Durante a primeira parte da sessão os representantes de cada uma das listas, duas de alunos, quatro de funcionários não docentes e sete de docentes e investigadores, dispuseram de cinco minutos para enunciarem as ideias principais dos seus programas de candidatura.

Seguiu-se um período de debate, ao longo do qual o público presente teve oportunidade a colocar questões ao painel de candidatos. Algumas dessas questões foram transversais a todas as listas, outras tiveram um carácter setorial, incidindo sobre matérias que mais diretamente diziam respeito ao papel e aos propósitos dos alunos, dos funcionários não docentes ou dos docentes e investigadores no Conselho Geral.

A sessão terminou com uma última ronda, que permitiu os representantes cada uma das listas sublinharem os motivos pelos quais se consideravam merecedores do voto do respetivo eleitorado.

Os temas mais amplamente focados ao longo das apresentações e do debate incidiram sobre a necessidade de uma maior pró-atividade do Conselho Geral e os requisitos do perfil dos seus membros cooptados, a sustentabilidade da Universidade de Évora em tempos de crise, a reestruturação da oferta formativa, a redefinição da rede de ensino superior nacional e a posição da UE nessa mesma rede, as eventuais parcerias e articulações com outras instituições de ensino superior e ainda a eleição do próximo reitor.

A sessão foi moderada por Sofia Ascenso do Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Évora e difundida em direto através de vídeo.

 

Publicado em 30.11.2012