Home / Canais / Academia
foto: Sofia Ascenso
Manuel Maria Carrilho apresenta livro na Universidade de Évora

Manuel Maria Carrilho, filósofo, professor universitário e ministro da cultura do governo de António Guterres, lançou na Universidade de Évora o seu mais recente livro, “Pensar o Mundo”. A obra, uma sequência cronológica de 20 livros publicados pelo autor nas últimas três décadas, aborda grandes temas e problemas contemporâneos, considerados fundamentais no panorama do pensamento e da cultura portuguesa.

O livro “Pensar o Mundo” é, segundo Rui Grácio, da Grázio Editora, uma edição com uma tripla dimensão: filosófica, política e cultural de “um livre-pensador e um dos filósofos mais relevantes em Portugal e deste século”.

João Tiago Pedroso de Lima, docente do departamento de Filosofia e investigador no NICPRI - Núcleo de investigação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Évora, considera que Manuel Maria Carrilho é uma “personagem central do panorama filosófico em Portugal nas últimas décadas, ligado a iniciativas que modernizaram a investigação filosófica”.

O professor destacou vários pontos da obra e da vida política de Manuel Maria Carrilho, bem como o facto curioso de este ser uma personagem da obra “La contre-allée”, de Jacques Derrida, “um dos filósofos mais importantes do século XX e talvez mesmo da história da filosofia”, que “evoca de uma forma simpática Carrilho”.

O autor de “Pensar o Mundo” considera que se trata de uma edição com muita “cumplicidade filosófica e retórica com o editor” e que é um privilégio poder ser editada em dois tomos nos dias que correm.

 

 

Publicado em 28.11.2012