Home / Canais / Academia
foto: João Barnabé
Associação Nacional de Jovens Empresários promove debate sobre eficiência energética na Universidade de Évora

A Universidade de Évora acolheu, no dia 20 de novembro, um encontro promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) cujo objetivo é a divulgação de iniciativas que permitam melhorar a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental das empresas.

O encontro é uma atividade do projeto Less is More dinamizado pela ANJE e, para além da assistência estudantil, contou com a presença de jovens empresários, público visado pela ação.

Mário Genésio, da ANJE, explicou que “é preciso sensibilizar os empresários para a adoção de boas práticas, visando a eficiência energética dos processos empresariais”.

O Prof. Heitor Reis, docente do Departamento de Física e diretor do Centro de Geofísica (CGE) da Universidade de Évora, na qualidade de conferencista convidado referiu que “o consumo de combustíveis fósseis, particularmente o petróleo, continua a subir” e advertiu para a cada vez maior incapacidade de se satisfazer essa procura. O orador explicou ainda que “a escassez de petróleo tem impacto direto no preço da energia, estimulando por outro lado o desenvolvimento e o incremento doutras fontes energéticas, nomeadamente fontes de energia que se repõem.”

Hélia Pereira, representante da Agência Regional de Energiae Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo)apresentou à plateia casos de diagnósticos e auditorias energéticas que considerou como bons exemplos da utilização racional de energia no âmbito empresarial.

O projeto Less is more é um programa da ANJE que compreende um ciclo de encontros empresariais sobre Eficiência Energética com realização em várias universidades do país e um concurso empresarial destinado a empresas que promovam boas práticas de eficiência energética.

Publicado em 22.11.2012