Home / Canais / Academia
Jornalismo em turismo debatido na Universidade de Évora
Foto: Daniel Mira
CISTTUR 2012
Jornalismo em turismo debatido na Universidade de Évora

O jornalismo especializado em turismo foi o tema do último CISTTUR, o Ciclo de Seminários Temáticos em Turismo, que contou com Rubem Obadia, diretor da Publituris, uma publicação da especialidade.

Criada em 1968, hoje a Publituris pode ser consultada online, com informação diária, e encontra-se quinzenalmente nas bancas, em papel, com artigos e notícias mais aprofundados. A revista prepara-se, ainda, para as novas versões para ipad e dispositivos android.

Esta publicação, ligada ao mercado turístico e hoteleiro português e vocacionada para os profissionais do setor, aborda quatro áreas temáticas: a hotelaria e restauração, os operadores turísticos e agentes de viagens, o “meeting industry” e a secção de opinião e estudos.

O diretor da publicação considera que uma das funções do jornalismo é poder mostrar aquilo que está bem e mal feito no mercado e deu como maus exemplos na indústria a falência da empresa “A Vida é bela”, cujas taxas de não consumo rondavam a ordem dos 40%, levando à banalização da indústria das experiências. O Alentejo como destino turístico e o turismo religioso em Fátima, que ronda os 4 milhões/ano em dormidas, foram alguns dos bons exemplos do setor apresentados por Rubem Obadia.

Sofia Ascenso | UELINE

Publicado em 20.11.2012