Home / Canais / Academia
Biblioteca da UE expõe publicações hispano-americanas entre 1800-1840
Foto: Sofia Ascenso
Biblioteca da UE expõe publicações hispano-americanas de 1800 a 1840

A exposição “Livros e impressos na independência hispano-americana 1800-1840”, da coleção do Prof. Fernando Serrano, da Universidade da Extremadura, foi inaugurada na Sala do fundo documental do Governo Civil de Évora da Biblioteca da Universidade de Évora e está patente até 23 de novembro.

No bicentenário da independência hispano-americana, a exposição reúne um conjunto de livros e manuscritos da época, “muito difícil de juntar” e abre portas para uma nova colaboração com a Universidade de Évora.

O Vice-reitor, Prof. José Manuel Caetano, destacou o trabalho do Prof. Fernando Serrano, que muito valoriza a Universidade. Segundo o Vice-reitor, a “biblioteca da Universidade está viva e desperta para os grandes temas” e destaca o trabalho desenvolvido pela Prof.ª Sara Marques Pereira à frente da Biblioteca, bem como as iniciativas que promove nas novas vertentes da vida da Universidade.

A exposição inaugurou ainda a nova Sala do fundo documental do Governo Civil de Évora, recentemente herdado pela Universidade de Évora, localizada na antiga mapoteca do Colégio do Espirito Santo. A sala alberga as coleções de Ordenamento do Reino, Diários do Governo e Diários da República, cerca de 1500 volumes, num arco temporal que vai de 1747 a 2004, bem como o mobiliário de origem do Palácio do Amaral, localização do Governo Civil de Évora.

Sofia Ascenso | UELINE

Publicado em 19.11.2012