Home / Canais / Academia
Foto da reunião dos membros representantes da rede de Universidades fronteiriças CIBECEM
Foto: cedida pelo autor
XIV Seminário Luso‐Espanhol de Economia Empresarial

A Universidade de Évora, através do Departamento de Gestão, é membro fundador da rede de Universidades fronteiriças, corporizada no Círculo Ibérico de Economia Empresarial – CIBECEM (http://cibecem.blogspot.com). Esta rede, protocolada, agrupa oito universidades: Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidad de Vigo, Universidad de Salamanca, Universidad de Extremadura y Universidad de Huelva.

Esta rede é atualmente presidida pelo Professor Alfonso Vargas Sanchéz (Universidad de Huelva), sendo vice-presidente o Professor António João de Sousa (Universidade de Évora).

Nos passados dias 8 e 9 de Novembro de 2012, teve lugar na Facultad de Economía y Empresa de la Universidad de Salamanca, o XIV Seminário Luso Español de Economía Empresarial, organizado, anualmente, por esta rede de Universidades.

Inscreveram-se no Seminário 60 pessoas, entre professores, doutorandos e mestrandos. Das comunicações recebidas, depois de um processo de revisão anónimo, foram selecionadas 33, distribuídas por diversas temáticas da gestão e da economia da empresa.

Antecedendo a abertura oficial do Seminário teve lugar o Workshop de Investigadores Novos – WIN – no qual foram apresentados e se debateram projetos de teses de doutoramento.

O Seminário contou ainda com a intervenção de altos responsáveis de empresas inovadoras de Salamanca, que apresentaram várias linhas de desenvolvimento possíveis para o tecido empresarial fronteiriço. A conferência de encerramento, sob o tema “Qué es una investigación de calidad en Economía de la Empresa?”, foi feita por Álvaro Cuervo García, catedrático da Universidad Complutense de Madrid e membro do Conselho de Administração de diversas empresas (ACS, BME, SONAE) e do Comité Consultivo de Privatizações do governo espanhol.

O próximo Seminário Luso Espanhol de Economia Empresarial terá lugar a 7 e 8 de Novembro de 2013 na cidade portuguesa de Vila Real, sendo organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. De referir que em 2011 este evento foi realizado na Universidade de Évora.

 

Publicado em 19.11.2012