Home / Canais / Academia
foto: João Barnabé
CISTTUR 2012
Conferência sobre o papel do INATEL no desenvolvimento do turismo social

Vítor Ramalho, ex-presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL, foi o conferencista convidado da sessão do CISTTUR 2012 que decorreu no passado dia 12 na Universidade de Évora.

O tema da conferência foi o papel do INATEL no desenvolvimento do turismo social e, perante uma assembleia constituída maioritariamente por alunos da licenciatura em Turismo, o convidado referiu-se à origem histórica do INATEL e destacou o seu contributo para o desenvolvimento do turismo português, fazendo uso da experiência adquirida durante os anos que esteve à frente da Fundação.

O turismo, segundo Vítor Ramalho, junta o conceito de lazer associado a férias, algo que existe há 100 anos e uma “grande conquista da 1.ª República”. Criada a três anos do início da 2.ª Guerra mundial e hoje com 76 anos, a Fundação INATEL conquistou, na sua opinião, “o direito às férias”.

A propósito da origem do INATEL, o orador referiu o primeiro centro de férias na Costa da Caparica, uma unidade hoteleira às quais os trabalhadores se candidatavam para as férias e mencionou também o parque desportivo 1.º de Maio, cuja função era responder à ocupação e lazer na área do desporto. 

Publicado em 14.11.2012