Home / Canais / Academia
Reitor da Universidade de Évora Prof. Carlos Braumann
Foto: Susana Rodrigues
Convite à Academia: Ação sobre a situação das universidades

Convite à Academia: Ação sobre a situação das universidades

Caros Docentes, Funcionários e Estudantes

Os cortes orçamentais da dotação do Orçamento de Estado para as Universidades em 2013 atingiram um nível incomportável (cerca de 10% em média, no nosso caso cerca de 11%) que torna impossível o cumprimento do orçamento e põe em sério risco as Universidades.

Foi decidido numa reunião dos Reitores em Coimbra organizar uma ação simultânea das Universidades para alertar o poder político para a imperiosa necessidade de esta situação ser revista, ação essa aberta à comunicação social que irá decorrer em todas as Universidades na próxima sexta-feira dia 9 de novembro e que consiste, num ambiente de sobriedade e de solenidade institucional, no esclarecimento a toda a academia da situação orçamental de cada Universidade e na leitura de um comunicado comum (a aprovar no CRUP no dia 7) pelo reitor de cada instituição.

No caso da Universidade de Évora essa ação decorrerá às 11:30 do dia 9 no Colégio do Espírito Santo, na sala de Atos. A leitura do comunicado comum do CRUP será realizada pontualmente às 12:00 horas.

A vossa presença nesta ação conjunta em defesa da Universidade pública portuguesa em geral e da Universidade de Évora poderá ajudar a indicar que a academia se encontra unida nesta tomada de posição.

Solicitei aos Diretores das Unidades Orgânicas, Administrador, Administrador de Ação Social, Diretores de Serviços e outros Dirigentes os bons ofícios para, sem prejudicar o regular funcionamento das atividades, possibilitar, na medida do possível, a participação (entre as 11horas e as 13 horas) nesta ação de todos os que o desejem, sem prejuízo de deverem ficar asseguradas nesse período a abertura dos edifícios, do atendimento ao público e dos serviços essenciais e a realização das atividades de avaliação e provas programadas e demais atividades de ensino e investigação que se considere ser relevante manter a funcionar nesse período.

Certo de que a Universidade pode contar com o apoio dos seus docentes, estudantes e funcionários nesta difícil conjuntura, envio saudações académicas

 

Carlos Braumann

Publicado em 08.11.2012