Home / Canais / Academia
IIFA lança quiosques multimédia
Universidade e comunidade
IIFA lança quiosques multimédia

O Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da Universidade de Évora lançou o projeto “Economia digital e sociedade do conhecimento à distância de um toque” que tem como objetivo promover a investigação e formação avançada da UE através de quiosques multimédia colocados em diferentes edifícios da UE e em locais estratégicos da região.

A promoção da cultura científica e tecnológica e a difusão do conhecimento na região, criando condições ideais para o estabelecimento de sinergias público/privadas e universidade/empresa é a ideia central do projeto, que é pioneiro em Portugal.

Informação simples e user friendly, em ecrãs touchscreen. A ideia fundamental é, segundo o diretor do IIFA e coordenador do projeto, Prof. Soumodip Sarkar, “compilar informação dos programas de doutoramento e dos centros de investigação”. De futuro, para além dos conteúdos em inglês e de um maior foco nos serviços para o exterior, o professor espera produzir mais quiosques e ajustar os conteúdos consoante o seu grau de utilização e interesse.

O Reitor da Universidade de Évora, Prof. Carlos Braumann, agradece a colaboração de todos os envolvidos nos diferentes serviços da universidade e fez um apelo à alimentação do sistema e na produção de informação para o quiosque.

Dos 10 quiosques produzidos, três serão colocados fora das instalações da Universidade, na Câmara Municipal de Évora, ADRAL e CCDRAlentejo.

O projeto foi financiado pelo INALENTEJO e contou com o apoio de dois alunos de mestrado em Design da Universidade de Évora, que concetualizaram e implementaram o layout da aplicação do quiosque, e dos Serviços de Informática que apoiaram na configuração do quiosque.

 

 

Sofia Ascenso | UELINE

Publicado em 24.10.2012