Home / Canais / Academia
Escola de Artes reúne com instituições de responsabilidade social e Câmara de Évora
Foto: Daniel Mira
Universidade e Comunidade
Escola de Artes reúne com instituições de responsabilidade social e Câmara de Évora

Considerando a Estratégia de Política delineada pelo Sr. Diretor da Escola de Artes, Prof. Doutor Christopher Bochmann,  ao nível do  vetor da ligação à comunidade envolvente e em especial  no aprofundamento da  ação da Escola de Artes na vertente da responsabilidade social, perante uma conjuntura económico-financeira bastante complexa,  procedeu-se a auscultação das instituições de responsabilidade social e da Câmara Municipal de Évora.

Este encontro teve como objetivo definir uma ação concertada de apoio,   por todos os departamentos afins da EARTES (Arquitetura, Artes Cénicas, Artes Visuais e Design e Música), a integrar na futura agenda cultural e artística da Escola de Artes para a região Alentejo para o ano de 2013.

Como é óbvio, a crescente procura por entidades diversas resulta da enorme dinâmica empreendida pela Escola de Artes que tem a ver com a prática das várias artes (sendo que no ano transato a EARTES ofertou à comunidade académica e comunidade envolvente cerca de 180 expressões artístico-culturais), a qual pressupõe a apreciação por um público, cada vez mais vasto e mais alargado, dado que para se apreciar arte  não é imperioso ser-se especialista, sendo atualmente uma preocupação da EARTES e da Universidade de Évora a garantia do acesso de oportunidades culturais e artísticas a  todos os cidadãos da comunidade envolvente.

O artista isolado é inútil: a sua utilidade manifesta-se através do seu público. Pode ser, ainda, que a relação estabelecida entre os vários Departamentos da Escola de Artes e a comunidade envolvente possa funcionar como porta para alargar esta responsabilidade social a cada vez mais áreas científicas, para além de criar simultaneamente maior visibilidade para a Universidade.

Poderá, então afirmar-se que em muitos sentidos a arte alimenta a alma, tal como o pão alimenta o corpo. Desta forma, através de concertos, espetáculos teatrais e exposições, entre outras atividades, oferecidos a estas instituições pretendemos ajudar a alimentar corpo e alma em simultâneo dos mais necessitados, instando a vontade em diversos potenciais parceiros estratégicos mais ligados ou não à vertente cultural e artística a participar no presente ambicioso projeto, inédito para a Escola de Artes, dado que assunção pela criação de uma agenda cultural e artística da região Alentejo para 2013 irá integrar pela primeira vez diversas vontades de entidades, como é o caso de câmaras municipais, fundações e outras entidades culturais e empresariais, da região Alentejo, que no próximo dia 26 de Outubro estarão, também, reunidas com a Escola de Artes, no Colégio Mateus d'Aranda, com vista à definição final da estrutura da presente Agenda Cultural.

Direção da Escola de Artes

Publicado em 22.10.2012