Home / Canais / Academia
Projeto editorial do Departamento de Sociologia
Foto: Susana Rodrigues
Sebentas do Prof. Augusto da Silva inauguram projeto editorial do Departamento de Sociologia
A disponibilização online e a reedição, em papel, das Sebentas de Sociologia Geral I e Sociologia Geral II da autoria do Prof. Augusto da Silva, considerado o “pai da Sociologia moderna em Portugal”, iniciam um novo projeto editorial do departamento de Sociologia da Universidade de Évora, cujo principal objetivo consiste em facilitar o acesso dos seus estudantes a um conjunto progressivamente alargado de materiais de apoio ao estudo nas unidades curriculares lecionadas.

As sebentas de Sociologia do Prof. Augusto da Silva editam-se desde o final dos anos 70 e constituíram, desde então, num quadro em que o acesso a materiais de síntese e em suporte livro era mais difícil, um recurso de estudo por parte dos alunos de Sociologia.

As sebentas contam com testemunhos de docentes do departamento de Sociologia que tiveram o Prof. Augusto Silva como professor e estão disponíveis online e de forma gratuita na página do departamento de Sociologia.

O Prof. Augusto Silva é Padre Jesuíta e foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora. Enquanto Professor na Universidade de Évora  exerceu diversos cargos de relevo: pró-reitor da UE (1976-1978); Presidente do Conselho do Departamento de Sociologia (1976-1995); Presidente do Conselho do Departamento de Linguística e Literaturas (1989-1992); Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade de Évora (1987-1991); Presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais (1989-1995); Presidente do Conselho Científico da Escola Superior da Educação de Beja (1993-1995); Presidente do Conselho Científico Geral da Universidade de Évora (1996-1998). Augusto da Silva jubilou-se em 1999 como Professor Catedrático Convidado da Universidade de Évora, que em 20 de Novembro desse ano lhe conferiu o doutoramento Honoris Causa.

Publicado em 27.04.2012