Home / Canais / Academia
Miguel Araújo galardoado com o Prémio Ernst Haeckel 2019

Miguel B. Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi galardoado com o prémio Ernst Haeckel 2019, atribuído pela Federação Ecológica Europeia (EEF).

O investigador diz-se “profundamente honrado” pela atribuição deste prémio de homenagem ao biólogo, naturalista, filósofo, médico, professor, biólogo marinho e artista alemão que descobriu, descreveu e nomeou milhares de novas espécies, atribuído pela primeira vez em 2011 a Georgina Mace, investigadora e ecologista britânica.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar em Lisboa no âmbito do 15º Congresso da EEF, agendado para 29 de julho a 2 de agosto de 2019.

Miguel Araújo, coordenou e/ou participou em dezenas de projetos científicos internacionais na área dos impactes das alterações climáticas, tendo ainda sido responsável pela produção de relatórios sobre os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade para os governos de Espanha e Portugal, e dirigido o relatório sobre as consequências das alterações climáticas nas áreas protegidas europeias a pedido do Conselho da Europa. Atualmente coordena, a pedido da Comissão de Coordenação da Região Alentejo, os trabalhos preparatórios da Estratégia Regional do Alentejo para as Alterações Climáticas. Foi distinguido em 2016 com o Prémio Rey Jaime I, que desde 1989 distingue estudos e entidades científicas que contribuem para a promoção da investigação e para o desenvolvimento científico em Espanha, entre outros prémios de prestígio internacional.

Publicado em 13.11.2018