Home / Canais / Academia
Gala do Desporto da AAUE

A IX Gala do Desporto da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) decorreu no passado dia 26 de setembro, com o objetivo de destacar o Desporto Universitário na Universidade de Évora (UE). O evento, que decorreu no claustro do Colégio do Espírito Santo, premiou atletas, equipas, treinadores e homenageou um elemento que, de forma exemplar, contribui para a continuação do Desporto Universitário.

Com o claustro iluminado e engalanado, a reitora da UÉ, Ana Costa Freitas sublinhou a importância que o desporto deverá assumir na vida de um estudante, por ser uma atividade “altamente complementar” ao nível da sua formação académica, onde estão compreendidos os valores da “justiça, a fraternidade, o trabalho em equipa, o mérito, a competição saudável, o respeito pelo outro, o trabalho para resultados concretos”, enalteceu.

Para a reitora da Universidade de Évora, uma Universidade não se deve limitar a oferecer formação académica de qualidade aos estudantes que nela ingressam, tem sobretudo “a missão de formar cidadãos”, encontrando na Associação Académica da Universidade de Évora, um “parceiro de excelência” para a tal concretização.

Numa Universidade que conta atualmente com cerca de 200 estudantes com o estatuto de estudante atleta, e, só no ano letivo anterior registou 400 participações em provas desportivas, a reitora da UÉ, recordou as 25 medalhas alcançadas (6 de ouro, 8 de prata e 11 de bronze). Ana Costa Freitas assinalou ainda na Gala do Desporto, a vitória alcançada pela equipa de Futsal Feminino nos campeonatos nacionais universitários, dirigindo “uma palavra especial pelo trabalho meritório e dedicação -, o que levou também a um brilhante 7º lugar no campeonato da Europa de Futsal Feminino”.

Considerando que as vitórias são coletivas, a reitora da UÉ dirigiu ainda uma palavra “especial” a Inês Marques, Internacional Universitária que regista já 3 participações consecutivas no campeonato do mundo de futsal feminino e às jogadoras Ana Mendonça e Ana Grenha, “que devido aos seus desempenhos no Futsal Feminino, viram o seu valor reconhecido por grandes clubes nacionais”, referindo-se à contratação de Ana Mendonça por parte do Sport Lisboa e Benfica, e à contratação de Ana Grelha por parte do Sporting Clube de Portugal.

A reitora da UÉ terminou a sua intervenção com uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos, Serviços de Ação Social da UE, aos atletas, aos técnicos e aos dirigentes, “que representaram a nossa academia com elevação, deixando-nos orgulhosos da Universidade que temos”, concluí-o.

Foram atribuídos os seguintes prémios:

"Revelação do Ano" ao atleta João Alcântara (andebol, andebol de praia e voleibol); o prémio de "Atleta Feminina do Ano" à atleta Inês Marques (Futsal); o prémio "Atleta Masculino do Ano" ao atleta Jaime Ferreira (Kickboxing); o prémio "Equipa Feminina do Ano" à equipa de Futsal; o prémio "Equipa Masculina do Ano" à equipa de Andebol; o prémio de "Treinador do Ano" ao treinador Nilton Leite (Voleibol Masculino e Feminino) e o prémio de "Excelência" à Engenheira Cristina Centeno (Diretora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora).

Publicado em 04.10.2018