Home / Canais / Academia
Carlos Vieira toma posse como Pró-Reitor

Carlos Manuel Rodrigues Vieira, Professor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (UÉ), tomou posse como Pró-reitor para a Avaliação Institucional e Qualidade. A sessão de tomada de posse decorreu hoje, dia 1 de outubro, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo.

O novo pró-reitor, recorda que mais de metade da sua vida decorreu neste espaço - a Universidade de Évora, sublinha com “orgulho”. Quanto ao cargo que agora ocupa, Carlos Vieira pretende que “a sociedade tenha conhecimento da qualidade da Universidade”, quer seja ao nível do ensino, quer ao nível da investigação, aludindo ainda que, ao longo dos anos, a UÉ “contribuiu para o desenvolvimento económico do país”. 

Na opinião do pró-reitor, existe uma “pressão” por parte do poder político e da própria sociedade para com as universidades. Como resposta, a Universidade de Évora deverá reforçar o seu papel de instituição produtora da conhecimento e "intervir em todos os aspetos da sociedade". 

Licenciado em Economia pela Universidade de Évora, doutorou-se na mesma área na Loughborough University, Reino Unido. Atualmente é professor associado no departamento de economia, investigador e vice-diretor do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) onde coordenou entre outros, o projeto com vista à (Re)definição de uma rede de Ensino Superior em Portugal: desafios decorrentes de demografia, do crescimento económico e da coesão regional.

Recorde-se que Carlos Vieira já tinha anteriormente assumido o cargo de Pró-Reitor para Avaliação Institucional e Política da Qualidade, entre 2000 e 2002. Posteriormente, em 2006, foi novamente nomeado  para coadjuvar a Reitoria na área da Política da Qualidade e Inovação, cargo que exerceu até fevereiro de 2010.

Publicado em 01.10.2018